Mutirão vai contratar 95 jovens aprendizes em Jaboatão

Selecionados para as vagas sairão com a contratação fechada no mesmo dia

Mutirão em Jaboatão para jovens aprendizes - Matteus Brito/PJG/Divulgação

Como parte do programa Jaboatão Aprendiz, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes promove, hoje, mutirão para contratação de 95 jovens aprendizes na iniciativa privada. Foram selecionados 200 candidatos com idades entre 14 e 24 anos cadastrados no banco de dados da Agência do Trabalhador. O processo seletivo terá a participação de representantes de cerca de 20 empresas de médio e grande porte dos segmentos comercial, logístico e de prestação de serviço de obras, todas com operações no município. Os selecionados sairão com a contratação fechada no mesmo dia.

Esta é a segunda etapa do programa, que teve início em setembro e busca mobilizar empresas a contratarem jovens aprendizes. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade do município, Sidnei Aires, a ideia é realizar o mutirão a cada dois meses. “Existe uma lei federal que trata da exigência das empresas, a partir de uma quantidade de funcionário, terem um percentual de jovens aprendizes. A Prefeitura fez contato com a Agência do Trabalho e identificou que algumas organizações não estavam cumprindo com essa determinação”, explicou.

“Na primeira etapa do programa, a Prefeitura convidou as empresas para um seminário e tentamos conscientizá-las a cumprir a exigência que manda a lei”, afirmou. “Para dar exemplo, na ocasião, a Prefeitura, mesmo não sendo obrigada, autorizou a contratação de 20 jovens aprendizes, que já estão trabalhando”, contou.

Para o secretário, trata-se de um projeto pioneiro na área. “Você pode ver a animação e o desempenho desses jovens. Você traz para ele o orgulho. Eles ficam muito mais confiantes quando estão trabalhando. O jovem, além de estudar, precisa preencher o horário com outra atividade. Com uma carga de 4 horas, ele vai ter um aprendizado, ao mesmo tempo em que está estudando. Quando procurar um emprego com carga horaria cheia, já vai ter uma experiência profissional”, disse.

Como participar
Para participar da próxima etapa do Jaboatão Aprendiz, com data prevista para fevereiro do próximo ano, o interessado deve fazer o cadastro profissional em um dos postos de atendimento da Agência do Trabalhador do Jaboatão e cadastrar seu currículo pelo site trabalho.jaboatao.pe.gov.br/aprendiz. O programa é válido para jovens que residem no município. A remuneração é de aproximadamente R$ 500.