Campeonato Francês encara nova rodada com jogos adiados

Depois do ataque ao mercado de Natal de Estrasburgo as partidas do Campeonato Francês estão sendo adiadas por medida de segurança

Dijon x Paris Saint-Germain foi adiado pelo Campeonato Francês - Patrick HERTZOG / AFP

"O que queremos é voltar à normalidade", disse o diretor da Liga de futebol profissional (LFP) Didier Quillot, já que neste final de semana a Ligue 1 terá apenas quatro de dez jogos pela 18ª rodada. No sábado (15), Reims x Strasbourg fazem o único jogo do dia, enquanto no domingo Nîmes x Lille, Nice x Saint Etienne e Lyon x Monaco entram em campo. O confronto entre Caen x Toulouse foi reprogramado para a terça-feira (18), enquanto Guingamp x Rennes tem data marcada para 16 de janeiro de 2019.

A LFP ainda precisa reagendar quatro jogos: Dijon x Paris Saint-Germain, Amiens x Angers, Nantes x Montpellier e Olympique de Marselha x Bordeaux. "A planificação vai ser um pouco difícil, mas aplicaremos o princípio indefectível de reprogramar os jogos o mais rápido possível para a primeira data disponível", disse Quillot na quinta-feira. "O que queremos, evidentemente, é voltar à normalidade. Primeiro em nosso país e para nossas competições, porque esta situação não é fácil para nossos clubes e nossos torcedores", acrescentou.

Leia também:
Três jogos adiados na 18ª rodada do Campeonato Francês

Os adiamentos são fruto do contexto francês, com manifestações sociais dos "coletes amarelos" e o clima pós-atentado, depois do ataque ao mercado de Natal de Estrasburgo que deixou três mortos e 13 feridos na última terça-feira (11).

Já o Strasbourg, que visita o Reims no sábado, jogará com uma camiseta especial para mostrar que "todo clube e todos torcedores pensam nas vítimas e nos afetados por este atentado", indicou o presidente do clube Marc Keller. A LFP anunciou na quarta-feira que todos os jogos da Ligue 1 e Ligue 2 deste final de semana serão precedidos por um minuto de silêncio.