Cineclube promove sessão pela preservação do Cine AIP
Cinema fica no topo de edifício no centro do Recife e foi desapropriado pelo Governo do Estado, que o colocou à venda
O Cineclube CineRua, realiza nesta quarta-feira (7), a partir das 17h, uma sessão no térreo do Edifício AIP com o objetivo de mobilizar atenções para o cinema, que fica no último andar e atualmente se encontra em ruínas. O Governo do Estado, proprietário do imóvel, irá colocar à venda os cinco últimos andares e a cidade pode perder este patrimônio histórico e cultural. O evento é uma parceria com a Ouriço Produções.
O programa apresenta três filmes que resgatam, dialogam, provocam e reinventam a memória de cinemas de rua, dois inéditos no estado. Após a exibição haverá debate com presença de, entre outros convidados, Aline Van Der Linden e Marina Moura Maciel, diretoras de “Entre Andares” (PE, 2016), curta que recompõe o Edifício AIP via expressão documental, poética e cinematográfica.
Antes da exibição, o projeto Guia Comum do Centro do Recife irá inaugurar uma placa informativa em homenagem ao Edifício, destacando sua importância enquanto símbolo de resistência.
O Cine AIP foi inaugurado em 1958, e projetado pelo arquiteto português Delfim Amorim. Era uma das salas mais luxuosas da cidade e exibia filmes de arte. Durante o Golpe Militar de 1964, exibiu filmes considerados subversivos, o que levou a dez prisões do jornalista Carlos Garcia, que presidiu a associação entre 1965 e 67.
Também funcionavam no edifício a Associação de Imprensa de Pernambuco. Os oito primeiros andares eram de uso comercial. Entre as suas características marcantes estão o Cine AIP e um restaurante panorâmico, além da biblioteca da associação.
Em 2010, devido ao legado histórico e potencial para ser revitalizado como equipamento cultural, o governo do Estado desapropriou os andares pertencentes à Associação. Em 2012 a reabertura do cinema foi anunciada e emendas parlamentares foram destinadas para a recuperação do edifício. Em 2013 o Ministério de Turismo aprovou verba para a instalação do Complexo Turístico Cultural da Imprensa Pernambucana.
Em novembro de 2016, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa discutiu um projeto de lei do Governo do Estado (PL 1084/2016) pedindo autorização para vender quatro andares do Edifício AIP, na Dantas Barreto. O projeto tramita em regime de urgência e já foi aprovado pela Assembleia Legislativa.
Serviço:
Cineclube Cine Rua #7: Cine AIP
Quando: 7 de dezembro (quarta), a partir das 17h
Onde: Térreo do Edifício AIP (Av. Dantas Barreto, 576 - Santo Antônio)
Entrada franca
Programação:
- ISSO VALE UM FILME (AL, 2016, HD, cor, 15’), de Bruna Cabral, Gisele Siqueira, Ítalo Rodrigues, Suednes Teixeira, Taynah Silva, Wellington Caetano. * filme inédito em PE
- TEMPO DE CINEMA (AL, 2015, cor, HD, doc, 29’), de Rafhael Barbosa * filme inédito em PE
- ENTRE ANDARES (PE, 2016, cor, HD, doc, 14’), de Aline Van Der Linden e Marina Moura Maciel