Ilha de Santo Aleixo, uma joia na costa de Pernambuco

Santo Aleixo a é única ilha costeira em mar aberto entre a Bahia e o Maranhão.

Ilha de Santo Aleixo - Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A Ilha de Santo Aleixo é uma joia no litoral pernambucano. A dois quilômetros da costa, está localizada no município de Sirinhaém, a 70 km do Recife e a poucos minutos de distância de balneários famosos, como praias de Porto de Galinhas e de Carneiros. Santo Aleixo a é única ilha costeira em mar aberto entre a Bahia e o Maranhão.

Com sua forma ligeiramente semelhante a uma ferradura, a Ilha de Santo Aleixo apresenta na parte oeste uma praia de areias brancas, excelente para banhos, enquanto ao sul, numa enseada protegida por rochedos de pedras, se forma uma grande piscina natural aberta, de águas límpidas, calmas, mornas e de tom esverdeado. Além disso, a leste, os dois morros rochosos oferecem algumas piscinas naturais que se formam conforme a altura da maré.



A Ilha de Santo Aleixo é de origem vulcânica e sua vegetação litorânea arbustiva se mistura com os coqueiros introduzidos. Suas águas - despoluídas e cristalinas devido à distância do litoral - oferecem ótimas condições para mergulho livre (apneia). A partir do porto da Barra de Sirinháem, é possível visitar a ilha, que é de propriedade privada.