Após quase 38 anos de fuga e refúgio, avião com Battisti chega em Roma

Battisti começará nesta segunda a cumprir a pena de prisão perpétua pelos quatro assassinatos no qual foi condenado

Chegada de Cesare Battisti em Roma - Alberto Pizzoli/AFP

Terminou às 11h47 (horário de Roma) desta segunda-feira (14), com o desembarque do ex-ativista Cesare Battisti, 64, no aeroporto de Ciampino, em Roma, um dos mais longos e complexos casos da diplomacia italiana.

Após quase 38 anos de fuga e refúgio em países como França, México e, por último, Brasil, Battisti começará nesta segunda a cumprir a pena de prisão perpétua a que foi condenado por quatro assassinatos (dois deles com participação direta).

Os ministros do Interior, Matteo Salvini, líder da Liga, partido de extrema-direita e, hoje, o político mais popular da Itália, e da Justiça, Alfonso Bonafede, estão no aeroporto para recepcionar os policiais italianos envolvidos na captura de Battisti, na madrugada desse domingo (13), na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra.

Leia também:
Foragido há um mês, Cesare Battisti é preso na Bolívia
STF nega habeas corpus preventivo para Cesare Battisti
Temer decide extraditar italiano Cesare Battisti


O ex-ativista será levado para a penitenciária de Rebibbia, no bairro romano de mesmo nome, distante 20 quilômetros de Ciampino. Lá, segundo confirmou o governo, ele ficará numa ala de segurança máxima, os primeiros seis meses em isolamento -seguindo as regras dos condenados à prisão perpétua.