Começa a apuração do desfile de agremiações do Carnaval do Recife

206 agremiações distribuídas em 11 categorias serão apreciadas

Apuração do desfile do Carnaval 2019 do Recife no Pátio de São Pedro - Leo Malafaia/Folha de Pernambuco

Ainda em clima de Carnaval, foliões e artistas acompanham, nesta quinta-feira (7), a apuração do Concurso de Agremiações Carnavalescas que desfilaram nas avenidas Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, e do Forte, no Cordeiro. 

A contagem dos votos começou às 10h, no Pátio de São Pedro, julgando os bois de maracatu em dez itens diferentes, entre elas, fantasia, adereços, coreografia e figuras principais.

Leia também:
Agremiações se apresentam em Olinda no fim do Carnaval
Concurso de Agremiações colore bairro de Santo Antônio

A apuração deve se estender durante todo o dia. Até o fim da tarde, a comissão julgadora vai apreciar 206 agremiações distribuídas em 11 modalidades. No total, os prêmios somam R$ 730,5 mil.  

Dividido em quatro categorias - Grupo de Acesso, Grupo 2, Grupo 1 e Grupo Especial - esse formato de premiação, para Eduardo Vasconcelos, secretário executivo de Cultura, incentiva o crescimento das agremiações e permite que elas busquem atingir o Grupo Especial.

A responsabilidade por julgar essas manifestações culturais carnavalescas cabe a duas grandes comissões julgadoras presentes nos dois polos do desfile. Com um total de 40 pessoas, as comissões são formadas por estudiosos e quem vivencia o Carnaval, a exemplo de professores e carnavalescos.

Para Eduardo Vasconcelos, a premiação é o fechamento de um ciclo de fomento à cultura popular que dura o ano inteiro, contando, inclusive, com reuniões com a comissão julgadora para discutir as exigências de cada modalidade.