Coletânea de história em quadrinhos reúne tramas intrigantes sobre uma metrópole

"A vida secreta de Londres", publicada no Brasil pela editora Veneta, reúne narrativas curtas com sentido excêntrico e de crueldade

Desenho de Neil Gaiman - Editora Veneta/Divulgação

Cidades contam histórias; prédios, becos e esquinas indicam emoções, representam memórias, desejos e temores da sociedade onde estão localizados. A história em quadrinhos "A vida secreta de Londres", publicada no Brasil pela editora Veneta, reúne narrativas curtas sobre a capital inglesa, tramas sujas e estranhas, atravessadas por um sentido excêntrico de crueldade.

As histórias foram criadas por autores importantes como, entre outros, Alan Moore (autor de "Watchmen"), Neil Gaiman ("Sandman") e Dave McKean ("Asilo Arkham").

Entre os quadrinhos, algumas histórias são curtas e macabras, como "Dançando com a morte", com texto de Graeme Gordon e arte de Dix. Um barman que também é músico conhece uma mulher interessante numa noite particularmente infernal de trabalho, vai para casa com ela e as coisas dão erradas de um jeito tenebroso.

Leia também:
Netflix compra editora de quadrinhos Millarworld
As sombras de Caligari reinterpretadas em história em quadrinhos
Delicadeza para um mergulho existencial em HQ de Chico Bento


É de certa forma uma conexão com outros contos do livro: humor terrível, explosões inesperadas de violência e ódio antecedidas por pequenos dramas e afetos do cotidiano, em uma crescente tensão misteriosa.

Logo no começo, a HQ apresenta a contribuição de Neil Gaiman e Warren Pleece, em "A corte". A história parte de contos e boatos populares que se desenvolvem e acabam dando personalidade às ruas e endereços das cidades.

O protagonista, uma espécie de capanga faz-tudo de um homem extremamente rico, narra seu cotidiano em Londres, seu horror às minorias e estrangeiros, seu preconceito contra o que foge ao padrão - uma voz que parece estar ganhando cada vez mais força não apenas na Europa como também no mundo contemporâneo.

É uma abertura forte que antecipa alguns dos temas da HQ ao mesmo tempo em que indica certas melancolias e horrores escondidos de uma cidade grande. Os personagens parecem afetados por crises da vida urbana, acossados por algo sem explicação aparente ou sentido definido.

Mesmo com esses pontos em comum, a semelhança de gêneros e as perspectivas existenciais, é interessante notar como os autores conseguem se destacar, criando histórias curtas que juntas estão em sintonia e separadas possuem autonomia e traços peculiares.

Além de histórias em quadrinho, o livro apresenta também contos que recorrem unicamente a textos. São narrativas curtas, de em geral duas ou três páginas, que parecem continuar a experiência dos quadrinhos através de metáforas, uma certa sombra secreta sobre os personagens, uma angústia não explícita que turva os sentidos dos protagonistas.

É uma interessante forma de alternar formas e estilos distintos para cativar o leitor, mantendo sempre Londres como o pesadelo misterioso, o medo oculto que se revela nos momentos finais de agonia.

É uma HQ composta por contos de suspense, mistério e horror, mas os autores parecem superar os limites dos gêneros, provocando sentimentos maiores e inesperados durante a leitura. Artistas que conhecem bem o ponto inicial - Londres - e partir dele criam histórias intrigantes.

Autores

A lista completa de autores que contribuem na HQ é composta por Oscar Zarate (organizador), Alan Moore, Neil Gaiman, Dave McKean, Iain Sinclair, Woodrow Phoenix, Warren Pleece, Josh Appignanesi, Graeme Gordon, Dix, Alexei Sayle, Chris Webster, Carl Flint, Steve Bell, Melinda Gebbie, Stella Duffy, Carol Swain, Chris Petit, Gary Marshall, Ilya, Yana Stajno, Chris Hogg, Tony Grisoni, Stewart Home, Jonathan Edwards, Chris Petit.

Cotação: Ótimo

Serviço:
"A vida secreta de Londres"
Veneta, 176 páginas, R$ 69,90
Vários autores (organização de Oscar Zarate)