Terremoto: moradores de SP e RJ recebem alerta na madrugada desta sexta; não houve nenhum tremor
Nenhum terremoto aconteceu, de fato. A palavra-chave "terremoto" aparece nas primeiras colocações dos trends do X e do Google
Moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira (14), um alerta de terremoto com magnitude de até 5,5 graus.
O aviso no sistema de alertas do Android chegou por volta das 2h. Segundo a notificação, o suposto tremor teria acontecido a cerca de 55 quilômetros de Ubatuba, no litoral de São Paulo.
Junto à notificação, o alerta indicou medidas de segurança, como uso de sapatos, verificação de saídas de gás e evitar construções danificadas.
Nenhum terremoto aconteceu, de fato. A Defesa Civil de São Paulo emitiu comunicado nas redes sociais para dizer que não houve nenhuma ocorrência.
"Segundo o Centro de Sismologia da USP não foi registrado nenhum terremoto no estado de SP nesta madrugada. Não há nenhuma ocorrência relacionada com terremoto em atendimento", postou a entidade.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (ESMC) também não registraram nenhum terremoto no Brasil.
Com a repercussão do alerta falso, a palavra-chave "terremoto" aparece nas primeiras colocações dos trends do X e do Google, nesta sexta-feira.
O Google ainda não esclareceu o que teria causado o disparo do alerta de terremoto.