Meio ambiente

Governo de Pernambuco realiza 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente em março

Evento vai ocorrer no dia 13 de março, no Centro de Convenções de Pernambuco, e elegerá delegados para representar o estado na Conferência Nacional de Meio Ambiente

Rosália Vasconcelos, gerente-geral de educação ambiental da Semas-PE - Paullo Almeida/ Folha de Pernambuco

A 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente será realizada no dia 13 de março pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE).

O evento acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco com o objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos.

A gerente-geral de educação ambiental da Semas-PE, Rosália Vasconcelos, visitou a Folha de Pernambuco nesta terça-feira (25) e detalhou as ações que serão discutidas na Conferência Estadual. 

O debate vai abranger cinco eixos temáticos que vão buscar organizar as propostas da sociedade em relação às mudanças do clima. Eles são: mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática, e governança e educação ambiental.

De acordo com a gerente-geral de educação ambiental da Semas-PE, a Conferência Estadual é resultado de diversas conferências municipais que foram realizadas até o final do ano passado. 600 pessoas foram eleitas para debater e discutir mais de 300 propostas. 

"Os delegados eleitos participam da Conferência Estadual para se debruçar sobre as propostas e eleger 20 delas para a reunião nacional. Eles elegeram pautas que são realidades para seus respectivos territórios. Por exemplo, a realidade de Fernando de Noronha, que é uma ilha oceânica, é diferente do Recife, que é diferente de Petrolina. A principal função da Conferência Estadual é essa", ressaltou Rosália. 

Ao final da Conferência Estadual, serão eleitos 50 delegados que vão representar Pernambuco na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que ocorrerá de 6 a 9 de maio, em Brasília. 

Na pauta das discussões na conferência deste ano, outros temas como infraestrutura urbana e novas políticas públicas de créditos vão fazer parte dos debates. 

"Precisamos pensar em soluções em que a gente não replique modelos de desigualdade e que essas soluções não venham para poluir ainda mais, que é um desafio e coloca todos nós para pensar", completou Rosália Vasconcelos.

O evento no Centro de Convenções de Pernambuco é exclusivo para convidados, mas terá transmissão do canal de Youtube da Semas-PE. 

A mobilização para as conferências estaduais em todo o país também é reforçada pelo governo federal e por organizações de representação dos municípios que integram a Comissão Organizadora da 5ª CNMA, como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).