TURISMO

Pernambuco tem boas expectativas de crescimento dos voos internacionais, diz presidente da Empetur

Desde 2023, gestão tem visto números evoluírem

Eduardo Loyo, presidente da Empetur - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Os números de voos internacionais têm apresentado crescimento considerável desde 2023, segundo o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo. Somente em 2024, o Aeroporto do Recife, na Zona Sul da cidade, apresentou aumento de 21% na procura por viagens desse tipo.

Com isso, Pernambuco ficou acima da média nacional, que foi de 15%. Somente em janeiro e fevereiro deste ano, o aumento foi de 18%.

Loyo comentou sobre os dados em visita à sede da Folha de Pernambuco, na manhã desta terça-feira (29). Ele foi recebido pela vice-presidente do jornal, Mariana Costa; pelo diretor Executivo, Paulo Pugliesi; pelo diretor Operacional, José Américo Lopes Góis; pela gerente de mercado, Tânia Campos; e pela coordenadora de pauta da Folha, Emília Lucena.

Loyo foi recebido pela diretoria do jornal | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

“Quando a gente começou no governo Raquel [Lyra], Pernambuco tinha três destinos internacionais, com um voo para Buenos Aires [com a Gol], um para Montevidéu [com a Azul] e sete para Lisboa [com a TAP]. Eram nove frequências por semana. Ao longo desse período, passamos a ter nove destinos internacionais e 39 frequências semanais. Para Buenos Aires, por exemplo, já temos três voos”, frisou ele.

 Opções de voos internacionais oferecidos em Pernambuco

Novidades
Conforme adiantou Loyo, Pernambuco terá, a partir de julho, mais quatro opções de voos para Buenos Aires, com a companhia aérea JetSmart, totalizando sete voos para a cidade Sul-Americana.

Desde o dia 15 de abril, a Empetur conseguiu fechar com a empresa Gol um voo para Córdoba, na Argentina, aos sábados.

“Córdoba é uma cidade muito rica. É rural e universitária. Apesar da capacidade do aeroporto de lá, tem opções de viagens para todo o mundo. Entre dezembro e janeiro, conseguimos um voo inédito para Assunção [no Paraguai]. Paramos. Foi sazonal, mas volta agora em julho e agosto, duas vezes por semana, e em dezembro volta em definitivo”, garantiu.