Pernambuco tem boas expectativas de crescimento dos voos internacionais, diz presidente da Empetur
Desde 2023, gestão tem visto números evoluírem
Os números de voos internacionais têm apresentado crescimento considerável desde 2023, segundo o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo. Somente em 2024, o Aeroporto do Recife, na Zona Sul da cidade, apresentou aumento de 21% na procura por viagens desse tipo.
Com isso, Pernambuco ficou acima da média nacional, que foi de 15%. Somente em janeiro e fevereiro deste ano, o aumento foi de 18%.
Loyo comentou sobre os dados em visita à sede da Folha de Pernambuco, na manhã desta terça-feira (29). Ele foi recebido pela vice-presidente do jornal, Mariana Costa; pelo diretor Executivo, Paulo Pugliesi; pelo diretor Operacional, José Américo Lopes Góis; pela gerente de mercado, Tânia Campos; e pela coordenadora de pauta da Folha, Emília Lucena.
“Quando a gente começou no governo Raquel [Lyra], Pernambuco tinha três destinos internacionais, com um voo para Buenos Aires [com a Gol], um para Montevidéu [com a Azul] e sete para Lisboa [com a TAP]. Eram nove frequências por semana. Ao longo desse período, passamos a ter nove destinos internacionais e 39 frequências semanais. Para Buenos Aires, por exemplo, já temos três voos”, frisou ele.
Opções de voos internacionais oferecidos em Pernambuco
- Início do Governo Raquel Lyra (Jan/2023)
3 ligações internacionais
Buenos Aires (Aeroparque) – Argentina (Gol)
Lisboa - Portugal (Tap)
Montevidéu – Uruguai (Azul)
- Atualmente (em operação)
Buenos Aires (GOL)
Lisboa (TAP)
Montevidéu (AZUL)
Orlando (AZUL)
Santiago (LATAM)
Fort Lauderdale (AZUL)
Córdoba (GOL)
- Operações Anunciadas
Buenos Aires (JetSmart) (01.07.25)
Madri (Azul e Iberia) (11.06.25 – 01.12.25)
Assunção (AZUL) (01.07.25)
Porto (AZUL) (06.06.25)
Novidades
Conforme adiantou Loyo, Pernambuco terá, a partir de julho, mais quatro opções de voos para Buenos Aires, com a companhia aérea JetSmart, totalizando sete voos para a cidade Sul-Americana.
Desde o dia 15 de abril, a Empetur conseguiu fechar com a empresa Gol um voo para Córdoba, na Argentina, aos sábados.
“Córdoba é uma cidade muito rica. É rural e universitária. Apesar da capacidade do aeroporto de lá, tem opções de viagens para todo o mundo. Entre dezembro e janeiro, conseguimos um voo inédito para Assunção [no Paraguai]. Paramos. Foi sazonal, mas volta agora em julho e agosto, duas vezes por semana, e em dezembro volta em definitivo”, garantiu.