Meio-ambiente

Governo de Pernambuco promove Semana de Meio Ambiente a partir deste sábado (31); veja a programação

Ações são voltadas para pessoas de todas as idades e incluem mutirão de limpeza em mangue, sessões de cinema ambiental, plantio de mudas, estreia de documentário e peça teatral, entre outros

Plantio de mudas será uma das atividades realizadas na Semana de Meio Ambiente - Semas/Divulgação

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), comemora a Semana de Meio Ambiente a partir deste sábado (31), com uma programação diversificada, gratuita e estendida até o dia 8 de junho, quando também é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos. 

Tendo como tema central “Plantando o hoje para transformar o amanhã”, o período inclui atividades para todas as idades que vão desde mutirões de limpeza no Rio Capibaribe, sessões de cinema, plantio de mudas, peças e esquetes teatrais, palestras, seminários, até oficinas e capacitações.

“Embora a temática ambiental seja prioridade o ano inteiro, a Semana de Meio Ambiente é um momento especial para sensibilizarmos ainda mais a população. Nosso objetivo foi unir forças com vários órgãos do estado e atores da sociedade civil para apresentar uma programação extensa, variada e pautada na educação ambiental”, sintetiza a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira. 

Programação
A abertura oficial da Semana Estadual de Meio Ambiente acontece com a limpeza de um trecho do Rio Capibaribe, neste sábado, das 8h30 às 12h. O local escolhido foi o manguezal nas imediações do Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife. A ação será realizada por um grupo de barqueiros e voluntários previamente convocados pela ONG Água+, em parceria com a Semas-PE. 

No domingo (1º), as atividades se concentrarão no Cinema São Luiz, com a exibição de duas sessões gratuitas de cinema ambiental, sendo a primeira às 11h, voltada ao público infantil, e a segunda às 14h, voltada ao público adulto. Esta atividade está sendo realizada em parceria com a Fundarpe e a Secretaria de Cultura de Pernambuco. 

A programação de cinema da Semana de Meio Ambiente também vai contar com a Sessão QR. Mil adesivos com QR Code serão distribuídos em locais de grande circulação de pessoas. Quem apontar a câmera para eles poderá assistir a curta-metragens de até cinco minutos. O acesso estará disponível por um mês.

O início da próxima semana começa com uma exposição. A Assembleia Legislativa de Pernambuco vai inaugurar, na próxima segunda (2), em suas dependências, a mostra “Parque no Coração dos Pernambucanos”, uma homenagem ao Parque Estadual Dois Irmãos.

Entre os outros destaques da Semana de Meio Ambiente, estão a entrega do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, a ser realizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) na quarta (4), às 14h, no PEDI. No mesmo dia, haverá também uma capacitação, voltada para gestores públicos, sobre a plataforma Clima PE, que monitora as ações ambientais e climáticas realizadas pelos municípios pernambucanos. 

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá ainda a entrega dos certificados aos contemplados pelo Selo Empresa Verde 2025, voltado a negócios pernambucanos que adotam práticas sustentáveis em sua cadeia produtiva ou na prestação de serviços. 

Na mesma data, a programação no Parque Estadual Dois Irmãos vai ser reforçada com uma série de ações realizadas pela ONG Água+, das 9h às 16h. As atividades incluem roda de conversa, oficina sobre letramento climático, oficina de arte sustentável, gincana ambiental e atrações musicais.

Os dias 6, 7 e 8 de junho fecham a programação da Semana do Meio Ambiente com mais ações voltadas ao público, tanto no Parque Dois Irmãos quanto em outros pontos do Recife. 

No sábado (7), haverá outro mutirão de limpeza do Rio Capibaribe realizado pela Semas-PE em parceria com a ONG Água+, das 8h às 12h, nas imediações do Palácio do Campo das Princesas.

A Semana de Meio Ambiente encerrará suas atividades em 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, um domingo, com mais atrações no Cinema São Luiz. Além da sessão infantil, marcada para as 11h, a sala recebe a sessão de estreia, às 17h30, do documentário “Nordeste Água e Óleo”, de Luiz Gustavo Betanin, que conta a história do derramamento de óleo no litoral do Nordeste em 2019.

A Semana de Meio Ambiente de Pernambuco é capitaneada pela Semas-PE, mas mobiliza diversas outras pastas e órgãos estaduais, como o Gabinete do Governo, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o Parque Estadual Dois Irmãos, a Administração de Fernando de Noronha, Secretaria de Cultura, Secretaria de Recursos Hídricos, Secretaria de Educação, Compesa, Fundarpe e Cinema São Luiz. 

A programação completa das atividades já pode ser conferida no site da Semas-PE. Ao longo da Semana do Meio Ambiente, a programação também será divulgada nas redes sociais da secretaria.