Compesa implementa tecnologia para combater furtos de equipamentos e quedas de energias
A ação deve proteger unidades da companhia que estão localizadas em áreas de difícil acesso
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou que está implementando uma tecnologia para combater furtos de equipamentos e quedas de energia em unidades localizadas em locais de difícil acesso.
Na etapa inicial, 10 dispositivos inteligentes foram instalados em pontos estratégicos. A meta é que tenham 70 em todo o estado.
Os equipamentos contam com sensores que possuem uma tecnologia que conecta objetos físicos à internet. Eles ainda têm dois nobreaks cada, o que permite um monitoramento contínuo de transformadores, cabos e outros componentes elétricos.
O sistema também emite alertas automáticos em caso de quedas de energia ou movimentações suspeitas, indicando possíveis tentativas de furto.
Essas notificações são enviadas em tempo real à Central de Comando e Controle da Compesa e aos gestores locais para garantir uma resposta mais rápida e eficaz às ocorrências.
A iniciativa faz parte da primeira fase do projeto “Sistema de Detecção de Furtos e Falta de Energia em Áreas Remotas”.
Já a segunda fase teve início em junho e conta com a ampliação da infraestrutura de monitoramento remoto e a instalação de novos sensores.
Os locais exatos das instalações não serão divulgados pela Compesa por motivos de segurança.