Tênis

Anisimova agradece rara viagem da mãe e faz piada após duplo 6/0: 'Não foi por isso que perdi'

Tenista também se desculpou com os torcedores na Quadra Central no discurso da cerimônia de premiação

Amanda Anisimova vai às lágrimas após derrota para Swiatek - Henry Nicholls/AFP

Desnorteada após a derrota para Iga Swiatek por 6/0 e 6/0 na final de Wimbledon neste sábado, Amanda Anisimova se desculpou com os torcedores na Quadra Central no discurso da cerimônia de premiação e fez questão de agradecer à mãe por fazer uma viagem rara para assistir à filha jogar pessoalmente.

"Minha mãe é a pessoa mais altruísta que conheço e ela fez de tudo para que eu chegasse a este ponto da minha vida", afirmou a tenista de 23 anos, cujo pai morreu em 2019. "Obrigada por estar aqui e quebrar a superstição de voar para cá", completou ela, com os olhos marejados, e olhando para a mãe.

Depois, em uma referência irônica à sua derrota em apenas 57 minutos, Anisimova riu de si mesma. "Definitivamente não foi por isso que perdi hoje", afirmou a norte-americana, cuja campanha em Wimbledon garantiu a melhor posição no ranking, a sétima.

"Estou muito feliz por poder compartilhar este momento e por você estar aqui. Sei que você não me vê muito ao vivo, jogando", disse Anisimova, que iniciou o Grand Slam na grama na 12ª posição na listagem da WTA. "Eu amo muito você."

Anisimova se tornou a segunda tenista na Era Aberta (a partir de 1968) a chegar à final de um Grand Slam um ano depois de cair no qualifying e mencionou que sua equipe cuidou dela durante o último ano. "Sei que não fiz o suficiente hoje, mas vou continuar me esforçando", afirmou ela. "Sempre acreditei no meu potencial, então espero um dia voltar aqui."

Depois, a tenista dos EUA ouviu um incentivo da nova campeã de Wimbledon. "Não importa o que aconteceu hoje", afirmou Iga Swiatek. "Você deve estar orgulhosa do trabalho que vem fazendo "