recife

Chuvas: Recife e Olinda apresentam pontos de alagamento nesta segunda (28); veja

Na rua Imperial, bairro de São José, região central do Recife, o acúmulo de água é grande

Alagamento na Estrada dos Remédios, no Recife - Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

A semana já começa com fortes chuvas sobre a Região Metropolitana do Recife. Nesta segunda-feira (28), a capital pernambucana registra diversos pontos de alagamento em vias importantes.

Alagamento
Na rua Imperial, bairro de São José, região central do Recife, o acúmulo de água é grande, perto do Ministério da Fazenda. Os veículos enfrentam dificuldade para trafegar, tendo que reduzir a velocidade.

Próximo à Asa, na Estrada dos Remédios, em Afogados, Zona Oeste do Recife, também existe ponto de alagamento. Os veículos baixos quase não passam.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Mais à frente, no trecho próximo à rua Nicolau Pereira, a situação também é complicada. O montador André Mariano, de 43 anos, trafegava de bicicleta com dificuldades para passar. Ele saiu da Imbiribeira, na Zona Sul, com destino à Avenida Norte para trabalhar.

“Se a gente vem pelo meio [da pista], pode ter um buraco e a gente cair dentro dele, como aconteceu comigo. Eu caí num buraco na Imbiribeira, e me acidentei há alguns meses. Toda vez que chove é essa situação”, relatou.

Olinda
Em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, a avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, há alagamento próximo à feira do bairro, porém sem pontos de retenção do trânsito.

Na entrada da avenida Costa Azevedo, próximo ao Serviço de Pronto Atendimento, há um pequeno alagamento, levando os condutores a reduzirem a velocidade no local.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) emitiu uma lista com pontos de alagamento na capital, confira:
- Av. Eng. Abdias de Carvalho
- Chesf - Av. Visconde de Pelotas - Afogados
- Estrada dos Remédios - Afogados
- Av. Dois Rios - Nas proximidades da Vila do Sesi
- Av. Mal Mascarenhas de Moraes, entre os números 1200 e 1268 - sentido Subúrbio
- Av. Mal Mascarenhas de Moraes, número 2557 - sentido Centro
- Av. Mal Mascarenhas de Moraes, número 2686 - sentido Subúrbio
- Av. Mal Mascarenhas de Moraes, entre os números 2885 e 2349 - Centro
- Av. Mal Mascarenhas de Moraes, entre os números 2100 e 2244 - sentido Subúrbio
- Av. Mal Mascarenhas de Moraes, entre os números 2454 e 2722 - sentido Subúrbio
- Av. Mal Mascarenhas de Moraes, entre os números 2700 e 3000 - sentido Subúrbio

Onde mais choveu?
Nas redes sociais, a Apac fez um balanço das precipitações nas últimas 24 horas. Segundo o órgão, a cidade mais atingida pelas chuvas foi Goiana (77,59 mm).

- Ilha de Itamaracá - 70,3 mm
- Olinda - 67,4 mm
- Igarassu - 66,33 mm
- Cabo de Santo Agostinho - 65,53 mm
- Recife - 64,51 mm
- Paulista - 62,65 mm.

Nível da maré
De acordo com o Centro de Operações do Recife (COP), a combinação de chuva e maré alta pode ser a causa desses alagamentos. O órgão emergencial registrou que a maré atingiu pico de 2,32 metros, às 6h10 - a próxima alta será às 18h36, de 2,09 m. Às 12h31, há a maré baixa de 0,36m.

Alerta
Ainda no domingo (27), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta de atenção, indicando chuva com intensidade moderada a forte, ao longo de hoje para a RMR e Zona da Mata. Para o Agreste, a previsão é de chuvas com intensidade moderada e pontualmente forte.