cinema

Premiado em Cannes, ''O Agente Secreto'', de Kleber Mendonça Filho, abrirá o Festival de Brasília

Evento acontece entre os dias 12 e 20 de setembro

Wagner Moura é o protagonista do filme ''O Agente Secreto'', do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho - Victor Jucá/Divulgação

Um dos filmes brasileiros mais aguardados do ano, "O agente secreto", de Kleber Mendonça Filho, será o longa de abertura do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O evento, que comemora 60 anos em 2025, acontece entre os dias 12 e 20 de setembro, na capital federal.

"O agente secreto" foi um dos destaques do Festival de Cannes de 2025, de onde saiu com os prêmios de melhor direção, para Mendonça Filho, e melhor ator, para Wagner Moura.

Ambientado no final dos anos 1970, durante a ditadura militar brasileira, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que o clima não é dos melhores. Além de Wagner Moura, o elenco reúne nomes como Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Hermila Guedes, Thomás Aquino e Udo Kier.

No exterior, o filme já passou pelo Festival de Cannes, na França, onde fez sua estreia mundial e foi premiado como as estatuetas de melhor diretor e melhor ator. Ele também foi exibido gratuitamente nos jardins do Museu do Louvre, em Paris, pelo festival Cinéma Paradiso Louvre, no Festival de Cinema New Horizons, em Wroclaw, na Polônia, e no Festival de Cinema de Sydney, na Austrália.

Mendonça Filho retorna ao festival em que lançou seu primeiro curta-metragem, "Vinil verde", em 2004. Ele também apresentou no evento o curta "Noite de sexta, manhã de sábado" e "O som ao redor".

A estreia no Brasil de "O agente secreto" está prevista para o dia 6 de novembro.