Prefeitura de São José do Egito cancela show de Zezé Di Camargo após polêmicas
Decisão foi feita pelo prefeito de São José do Egito, no Sertão, após polêmicas em que o artista se envolveu ao criticar o SBT por ter recebido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O município de São José do Egito, no Sertão de Pernambuco, cancelou a participação do cantor Zezé Di Camargo na Festa de Reis 2026. O cancelamento vem após as polêmicas em que o artista se envolveu ao criticar o SBT por ter recebido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A apresentação de Zezé Di Camargo na cidade, que estava marcada para o dia 4 de janeiro, teria cachê custeado por recursos que incluem verbas federais. O valor do contrato é de R$ 500 mil.
A confirmação do cancelamento foi feita pelo prefeito da cidade, Fredson Brito, por meio de nota. Ele explicou que a decisão veio para não envolver a cidade no "centro de polêmicas".
"Não aceito, em hipótese alguma, que São José do Egito seja colocado no centro de polêmicas decorrentes de questões individuais de quem quer que seja - seja artista, profissional liberal ou qualquer pessoa, de qualquer área. Nossa cidade não pode e não será palco para especulações, rotulações ou narrativas que não representam os valores da nossa gente", disse o prefeito, por meio de nota.
"Por esse motivo, e com o único objetivo de proteger São José do Egito e sua população, tomei a decisão administrativa de encerrar o contrato com o cantor Zezé Di Camargo", completou.
A nota destaca, ainda, que a cidade "não é espaço para plantar discórdias nem para alimentar falsas especulações".
Para substituir Zezé Di Camargo, a prefeitura informou que já contratou a banda Seu Desejo (Yara Tchê & Alessandro). "[A banda] se apresentará na Festa de Reis de 2026, no dia 4 de janeiro, mantendo o brilho, a alegria e a grandeza do nosso evento", explicou o prefeito.
Entenda a polêmica
Apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Zezé Di Camargo usou as redes sociais para criticar a emissora. Ele chegou a afirmar que a emissora "se prostituiu" ao receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em um evento de lançamento do SBT News, na última sexta-feira.
"Eu vi o que aconteceu no SBT nos últimos dias, na inauguração do SBT News. E juro por Deus que isso não faz parte do meu pensamento. Não tenho nada contra ninguém, eu peço que o Brasil se saia da melhor forma possível. Torço pelo povo brasileiro porque eu vivo e dependo do povo brasileiro. Mas, diante da situação que eu vi, das pessoas mudando totalmente a maneira de pensar, principalmente das filhas do Silvio Santos, pensando totalmente diferente do que o pai pensava...", disse o cantor.
Ele também pediu que o Especial de Natal "É Amor", que gravou para a emissora e iria ao ar no próximo dia 17, não fosse mais exibido. Na tarde dessa segunda-feira (15), o SBT anunciou o cancelamento.
"A Assessoria de Comunicação informa que, após avaliações internas, a cúpula do SBT decidiu por não exibir o Especial 'Natal é Amor com Zezé Di Camargo', programado para a próxima quarta-feira, às 23h. A emissora divulgará em breve a atração que ocupará o horário", disse o SBT em nota.
Confira, abaixo, a nota do prefeito de São José do Egito na íntegra.
Como prefeito e representante democraticamente eleito de São José do Egito, tenho o dever de zelar pela imagem, pela paz social e pelo bem-estar do nosso povo.
Não aceito, em hipótese alguma, que São José do Egito seja colocado no centro de polêmicas decorrentes de questões individuais de quem quer que seja — seja artista, profissional liberal ou qualquer pessoa, de qualquer área. Nossa cidade não pode e não será palco para especulações, rotulações ou narrativas que não representam os valores da nossa gente.
Por esse motivo, e com o único objetivo de proteger São José do Egito e sua população, tomei a decisão administrativa de encerrar o contrato com o cantor Zezé Di Camargo. De forma imediata, a Prefeitura realizou a contratação da banda Seu Desejo (Yara Tchê & Alessandro) que se apresentará na Festa de Reis de 2026, no dia 4 de janeiro, mantendo o brilho, a alegria e a grandeza do nosso evento. Temos o orgulho de anunciar que esta edição dessa festa centenária terá ampliado o investimento em artistas locais - será o maior da história. Estes que estão presentes desde o início e vão permanecer nos eventos do município nos próximos anos.
Vivemos um novo momento em São José do Egito. Um tempo de união, de esperança e de transformação. Nossa cidade está avançando, se reconstruindo e se afirmando como um lugar de cultura, de acolhimento e de orgulho para o Sertão, para Pernambuco e para o Brasil.
Aqui não é espaço para plantar discórdias nem para alimentar falsas especulações. São José do Egito merece respeito. Merece ser lembrada pela força do seu povo, pela sua cultura e pela sua história — e assim continuará sendo.
Seguiremos, de mãos dadas com o povo, trabalhando para fortalecer aquilo que nos une e para garantir que nossa cidade continue no caminho do desenvolvimento, da paz e da cultura produzida pelos nossos artistas que são orgulho da nossa gente.
Fredson Brito
Prefeito de São José do Egito