Grupo que recebia ordens de presidiários para prática de crimes é desarticulado em Jaboatão
A Operação Socorro cumpriu nove mandados de prisão, quatro deles contra pessoas que já estavam no sistema peninteciário
Uma quadrilha acusada pelos crimes de tráfico de drogas, extorsão, comércio ilegal de armas de fogo e homicídio e que tinha como líderes duas pessoas que já estão dentro do sistema prisional, foi presa na Operação Socorro, deflagrada na última sexta-feira (17) pela Polícia Civil. O grupo, que atuava nas comunidades do Socorro, Santana, Newton Carneiro e Vila Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), recebia ordens dos irmãos Genival José Roberto, conhecido como 'Val' e 'Negão' e Wanderley Roberto, vulgo 'Lela'. Foram cumpridos nove mandados de prisão - quatro deles contra membros que já estão presos. “De dentro do presídio eles vinham controlando o tráfico de drogas e a prática de homicídios em Jaboatão. Mesmo presos há um bom tempo, eles continuavam dando as ordens”, contou o delegado Felipe Costa, da 2ª Divisão de Homicídios Sul, em coletiva realizada nesta segunda-feira (20).
Temidos nas comunidades, os integrantes da quadrilha ostentavam a fama de matadores e incluiam entre as vítimas, mototaxistas e kombeiros da região. “As vítimas eram usuários de drogas, desafetos, pessoas que eram extorquidos por eles, a exemplo de mototaxistas e kombeiros e quaisquer pessoas que fossem de encontro às ordens que eram dadas pelo grupo”, explicou o delegado. Foram cumpridos mandados de prisão contra Philipe Rafael Narciso, conhecido como 'Filipe D'Água ou Menino D'Água'; Alex Henrique Clemente, conhecido como 'Touro'; Cezar Pimenta Ferreira, vulgo 'Minha Bença'; Genival José Roberto, o 'Val', este último estava foragido desde 2011 e mantinha um relacionamento com Ilma da Silva Régis, a 'Miminha', também presa na operação por participação no homicídio de um ex-companheiro. "Tinha contra ele sete mandados de prisão, sendo seis por homicídios, um deles um triplo homicídio. O sétimo mandado foi o da Operação Socorro, dessa vez por organização criminosa". Também foram expedidos mandados de prisão contra Ronaldo Caitano da Silva, vulgo 'Ronaldo' e José Salatiel Costa da Silva, vulgo 'Fala Mansa, além de Wanderley Roberto, conhecido como 'Lela' (irmão de Val) e Anderson Cordeiro Cintra, o 'Gordo', os líderes da organização, que davam ordens para a prática de crimes de dentro da prisão.
Leia também:
Operação mira quadrilha suspeita de homicídio e extorsão em Jaboatão
Policiais desarticulam quadrilha de estelionato em Boa Viagem
Durante a operação foram apreendidas duas armas de fogo, doze munições, doze bananas de dinamite, 200 gramas de crack, 54 barras de maconha, 17 papelotes e um veículo.Os suspeitos foram presos pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, homicídio, comércio ilegal de arma de fogo e posse de artefato explosivo. "Ainda estamos investigando se esses explosivos eram repassados para outras pessoas que participavam de assaltos a bancos ou se os próprios membros da quadrilha, atuavam também nesse tipo de crime", completou o delegado.
.