aviação

Latam vai operar voos de São Paulo para Fernando de Noronha a partir de 1º de maio

Voo será diário, com 3h50 de duração, partindo do aeroporto de Guarulhos (SP)

Voos de SP para Noronha serão operados em aeronaves Airbus A319 da Latam - Latam/Divulgação

A companhia aérea Latam anunciou, nesta sexta-feira (28), que vai operar voos de São Paulo para Fernando de Noronha a partir de 1º de maio.

Segundo a empresa, o voo será diário, com 3h50 de duração, partindo do aeroporto de Guarulhos (SP), em aeronaves Airbus A319, com capacidade para 126 passageiros em cabine "Economy" e 12 passageiros em cabine "Premium Economy".

O voo decolará de Guarulhos às 7h40 e de Fernando de Noronha, às 13h15 (hora local). As passagens aéreas para a primeira operação da companhia na ilha já estão disponíveis no site e canais de venda da companhia.

De acordo com a empresa, a rota inédita da Latam é um esforço conjunto da companhia com o Governo de Pernambuco para aumentar a conectividade do Estado.

"A Latam está aproximando o mundo de Fernando de Noronha porque investir em Pernambuco é investir no turismo do Brasil. Esse é mais um capítulo do nosso compromisso com o crescimento da aviação brasileira", destacou o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier.

Projeto Ilhas
A Latam informou que vai incorporar o destino Fernando de Noronha no seu Projeto Ilhas, que tem como objetivo recolher e dar a destinação correta para todos os resíduos produzidos dentro das aeronaves e nas suas manutenções em solo nesses voos.

O Projeto Ilhas foi implementado em outros três destinos atendidos por voos da Latam na América do Sul: San Andrés (Colômbia), Galápagos (Equador) e Ilha de Páscoa (Chile).

"A Latam está comprometida em priorizar a redução do uso de plásticos descartáveis nos voos para Fernando de Noronha, substituindo-os por alternativas reutilizáveis, biodegradáveis ou compostáveis sempre que possível", disse a empresa.

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco e a Administração da Ilha, na chegada a Fernando de Noronha, os passageiros da Latam receberão informações sobre as regras ambientais locais, por meio de vídeos informativos e materiais educativos digitais.

"Nessas comunicações, a Latam também vai orientar os clientes sobre a importância da biodiversidade local, destacando espécies protegidas e a necessidade de respeito à fauna e flora", destacou a companhia aérea.

Obras no Aeroporto de Fernando de Noronha concluídas
O Governo de Pernambuco anunciou, no último dia 21 de fevereiro, a conclusão das obras do Aeroporto Governador Carlos Wilson, no Arquipélago de Fernando de Noronha.

A requalificação do terminal incluiu obras de pavimentação da faixa central da pista e pouso e taxiamento e a reabilitação do pátio de aeronaves, com investimento de R$ 60 milhões.

Com essa conclusão, o aeroporto da ilha recuperou sua capacidade operacional e poderá voltar a receber aviões de maior porte, com pousos e decolagens de aeronaves turbojato.

O terminal não recebe voos de aeronaves a jato desde outubro de 2022. A decisão tomada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) citava a segurança como prioridade nas operações do aeródromo, uma vez que a pista tinha fissuras e buracos.