FATALIDADE

Desabamento de casas em Olinda deixa dois mortos e nove feridas; busca por vítima continua

Explosão teria sido a causa da tragédia

Bombeiros atuam em desabamento de imóvel em Olinda - Corpo de Bombeiros/Divulgação

O desabamento de um conjunto com oito residências deixou duas pessoas mortas, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A tragédia aconteceu pouco antes das 7h15 deste domingo (19).

Até o momento, nove ficaram feridas e sete foram socorridas, incluindo duas crianças. O Corpo de Bombeiros ainda realiza buscas por uma vítima soterrada identificada como Luzinete dos Santos Lima, de aproximadamente 69 anos. Mais conhecida como ‘Lúcia’, ela é cadeirante.

A primeira vítima fatal foi identificada como Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos. A segunda, José de Lima, de 67 anos, teve morte confirmada após ser socorrido para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, Centro do Recife, com 90% do corpo queimado. 

(ATUALIZAÇÃO: Inicialmente dado como morto, José de Lima permanece internado no HR, em estado grave. A informação de que ele havia morrido foi corrigida posteriormente pela Defesa Civil de Olinda)

Amiga de Cláudio, a garçonete Janaína Patrícia, de 38 anos, deu detalhes sobre como tomou conhecimento do ocorrido.

“Quando a irmã dele me ligou para dizer que aconteceu o fato. Eu estava no trabalho. Ela disse que ele estava no Hospital da Restauração com 100% do corpo queimado e estava entubado. Já ficamos tristes. Quando eu fui para lá, ela falou que não era ele. Estávamos torcendo para que ele tivesse saído para jogar futebol, pela manhã, como sempre fez. Era o sentimento da gente”, declarou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Socorro
De acordo com o major da corporação, Melquizedek Calado, as cinco pessoas feridas foram socorridas e levadas a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais da RMR. Uma vítima ainda está sendo procurada nos escombros.

“No térreo tinha cinco residências e no primeiro andar, três. Totalizando, foram 12 vítimas e nós socorremos cinco. As demais vítimas foram retiradas ou por populares ou estavam presas no pavimento superior e fizemos as retiradas delas”, explica.

O major do Corpo de Bombeiros, Melquizedek Calado no local no desabamento. | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Explosão 
Informações de moradores indicam que uma explosão teria causado o desabamento. Porém, o secretário de Defesa Civil de Olinda, Carlos Albuquerque, explica que a possibilidade ainda será investigada.

“Qualquer causa que levou a residência a colapsar é prematura. O que a gente precisa trabalhar agora é com o resgate das famílias para salvaguardar o bem maior que é a vida. Todo mecanismo de aparato que a gente possa dar as famílias está aqui”, afirmou.

Muitas residências 
Segundo Melquizedek Calado, a operação se tornou complexa, porque foi difícil entender a descrição do ambiente, pelo fato do local comportar muitas residências no mesmo espaço.

“A gente precisava entender onde estava, mais ou menos, cada vítima. Depois, a dificuldade foi a retirada dos escombros. Agora, a gente concentra na busca de uma possível vítima que deve estar nesses escombros. O trabalho agora é para retirar esses destroços e chegar onde a vítima possivelmente está”, complementa.

Vizinho da frente, o servidor público Ednei do Nascimento, de 41 anos, relata que estava dormindo, quando tudo aconteceu, e acordou com um forte barulho de explosão.

“Minha esposa e eu ouvimos esse barulho como se algo estivesse explodindo e desmoronando ao mesmo tempo. Eu pensei que fosse aqui na frente da minha casa. Quando nos levantamos, vimos que não era. Foi uma correria muito grande. Teve quatro pessoas que entraram no terreno, mesmo com as coisas desabando”, relembra.

Estado dos feridos
As pessoas feridas apresentaram diversas situações. Uma teve parte do corpo queimado e foi levada ao Hospital da Restauração (HR). As outras tiveram politraumas.

Uma casa ao lado da estrutura que desabou, de número 231, ficou comprometida e foi interditada. A possibilidade de construção irregular também está sendo averiguada. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) estão no local.

O que diz o Corpo de Bombeiros
Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco informou que seus agentes seguem atuando no local, com apoio de cães farejadores, para localizar possíveis vítimas sob os escombros.

Ao todo, 33 bombeiros participam da operação, distribuídos em nove viaturas de resgate, salvamento e comando operacional.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

A área foi isolada pela Polícia Militar, que atua com quatro viaturas do 1º BPM, enquanto equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal acompanham os trabalhos e farão a avaliação estrutural do imóvel.

"Após o encerramento das buscas e a liberação do imóvel pelas Defesas Civis Estadual e Municipal, será dada continuidade às demais perícias na estrutura", diz a nota.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Varadouro, ficará responsável pela investigação das causas do desabamento. Também foram acionados o SAMU e a Neoenergia para prestar apoio à operação.

 

Balanço
Outras nove pessoas ficaram feridas. Três estão em hospitais da RMR e seis receberam atendimento no local e foram liberadas, apenas com leves escoriações. Confira abaixo o panorama completo:

Fatais:
- Cláudio dos Anjos Silva
- José de Lima

Soterrada:
- Luzinete dos Santos Lima (esposa de José)

Levadas ao hospital: 
- Vitória Gabryella Soares Ferreira de Freitas
- Vanessa Sophya Soares Ferreira de Freitas 
- Maria José da Silva Santos

Socorridas no local:
- Genivaldo
- Lia
- Patrícia e André
- Maria de Fatima Gomes Duarte

Balanço
Outras nove pessoas ficaram feridas. Três estão em hospitais da RMR e seis receberam atendimento no local e foram liberadas, apenas com leves escoriações. Confira abaixo o panorama completo:

Fatais:
- Cláudio dos Anjos Silva
- José de Lima

Soterrada:
- Luzinete dos Santos Lima (esposa de José)

Levadas ao hospital: 
- Vitória Gabryella Soares Ferreira de Freitas
- Vanessa Sophya Soares Ferreira de Freitas 
- Maria José da Silva Santos

Socorridas no local:
- Genivaldo
- Lia
- Patrícia e André
- Maria de Fatima Gomes Duarte

Não estavam em casa:
- João
- Sandra