Machismo de colombianos na Rússia gera indignação

Torcedores aparecem fazendo uma japonesa repetir grosserias em espanhol; em outra publicação, colombianos entram em estádio com álcool escondido em um binóculo

Mau comportamento de colombianos na Rússia gera indignação - Reprodução

O comportamento de alguns torcedores colombianos na Rússia vem gerando críticas na Colômbia e ganhou repercussão mundial, assim como o caso dos brasileiros que assediaram uma russa. Em vídeos divulgados nas redes sociais, homens vestidos com camisas da seleção nacional aparecem fazendo uma japonesa repetir grosserias em espanhol e em outro, entram no estádio com álcool escondido em um binóculo.

Em uma das publicações, um grupo de colombianos aparece cercando uma japonesa e, após fazer a torcedora repetir o placar da partida em espanhol, pedem para ela reproduzir palavras de ataque a si mesma. A japonesa, sem entender a língua, atende ao pedido dos colombianos. O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia emitiu nota oficial repudiando a atitude dos compatriotas.

Leia também:
Brasileiros fazem vídeo com russa com cenas de machismo e misoginia
Assédio na Rússia: internautas cobram punição de brasileiros
Ministério do Turismo condena assédio de brasileiros a mulher na Rússia
Vídeo na Rússia: mais dois assediadores identificados


"Convidamos os conterrâneos que portam a camisa tricolor e que representam milhões de colombianos no Mundial da Rússia a fomentar o respeito e o bom trato. Rechaçamos os maus comportamentos; não representam nossa cultura, nosso idioma e nosso povo", diz o texto.

 A nota acrescenta que o comportamento dos torcedores de repetir mensagens grosseiras em espanhol não desagrada apenas a mulher, mas também insulta outras culturas, o idioma local e o país. "É assombroso maltratar uma mulher aproveitando-se das barreiras idiomáticas", acrescenta o ministério.

Ministério das Relações Exteriores da Colômbia repudia comportamento dos torcedores na Rússia -  Reprodução/Twitter @CancilleriaCol

   Álcool no estádio

Entre as regras impostas pela Fifa a torcedores que vão aos estádios acompanhar jogos de Copa do Mundo, está a proibição de entrar nas arenas com bebidas alcoólicas. A medida foi violada por colombianos que aparecem em outro vídeo com uma quantidade de álcool escondido em um binóculo na partida de estreia da Colômbia contra o Japão, no estádio de Saransk.

"Como burlar a segurança russa", diz um torcedor antes de mostrar outro retirando o líquido do equipamento e distribuindo para os que o acompanham. Assista ao vídeo abaixo.

Outros colombianos lamentaram o comportamento de seus conterrâneos. "Que triste. Dói muito quando você vê pessoas com oportunidades de fazer algo para representar o bonito do país e a irresponsabilidade e ignorância vencem. Perdão ao mundo!", disse uma colombiana. "Triste a derrota da Colômbia, mas mais triste ver compatriotas se vangloriando de burlar a segurança do estádio para ingressar com bebida", lamentou outra.

Segundos dados divulgados pela Fifa, a Colômbia foi o quarto maior comprador de ingressos para a Copa da Rússia, atrás apenas dos anfitriões, dos Estados Unidos e do Brasil. Cerca de 65 mil colombianos adquiriram os bilhetes para os jogos.