TRANSFORMADOR GIGANTE

Escolta de transformador gigante chega antes do previsto a Igarassu e parte para Goiana

Serviço deverá ser finalizado nesta terça-feira (6), quando o comboio seguirá para a divisa com a Paraíba

Escolta partiu de Igarassu em direção a Goiana - PRF/Divulgação

A escolta do transformador gigante chegou ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no quilômetro 29 da BR-101, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), por volta das 10h40 desta segunda-feira (5).

A saída do comboio nesta segunda-feira aconteceu por volta das 6h05 do quilômetro 48 da BR-101, em Abreu e Lima, também na RMR. 

A chegada a Igarassu, inicialmente prevista para o meio da tarde desta segunda-feira, aconteceu antes do esperado. 

Por isso, o comboio segue viagem até as proximidades da fábrica da Jeep, no quilômetro 17 da BR-101, em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, aonde deve chegar por volta das 15h30. O transporte foi reiniciado às 11h45. 

Na terça-feira (6), o comboio partirá de Goiana com destino à divisa com a Paraíba, onde passará a ser operado pela PRF da Paraíba. Horários ainda não foram divulgados. 

O transformador gigante tem como destino final uma planta eólica na cidade de Nova Palmeira, na Paraíba

Escolta começou na semana passada
O comboio começou seu trajeto do Cabo de Santo Agostinho, na RMR, na última quinta-feira (1º), e passou, ainda, por Jaboatão dos Guararapes. 

Na sexta-feira (2), um problema hidráulico atrasou a escolta, e o comboio ficou parado sobre a alça do viaduto em frente ao Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista. Após o reparo, estacionou em Abreu e Lima.

O comboio não operou durante o fim de semana por conta das eleições municipais suplementares em Goiana.

Transformador gigante
O equipamento é idêntico ao primeiro transportado em março, com 250 toneladas, 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura.

A estrutura do comboio tem três caminhões e dois semirreboques, totalizando 113,7 metros de comprimento e 600 toneladas. O transporte da peça interdita o sentido Norte da BR-101 — o tráfego no sentido Sul continua livre. A PRF organiza os bloqueios e orienta os motoristas.