Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Joaquim foi bom ministro mas seria bom candidato?

Ex-ministro chegou a admitir que o país não está preparado para pôr um negro no Planalto

Joaquim Barbosa é ex-presidente do STFJoaquim Barbosa é ex-presidente do STF - Foto: Nelson Jr./SCO/STF (01/07/2014)

Líderes do PSB nacional, entre os quais o deputado Danilo Cabral, renovaram o convite ao ex-ministro Joaquim Barbosa para se filiar ao partido a fim de ser o seu candidato a presidente da República. É legítimo o desejo do partido de lançar candidato próprio à sucessão de Michel Temer, retomando o projeto interrompido em 2014 após a morte de Eduardo Campos. O nome que está sendo convidado é que talvez não esteja em sintonia com os propósitos do partido. Excluindo-se o fato, por exemplo, de o relator do “mensalão” ser negro e de origem humilde, qual outra identificação teria com o PSB? Ele próprio já confessou em outra oportunidade que não tem jogo de cintura para a militância política (de que servem de exemplo os constantes embates que travou no STF com o ministro Gilmar Mendes). E muito menos paciência para lidar com pessoas que pensam diferente dele. Além do mais, chegou a admitir, humildemente, que o Brasil talvez não esteja amadurecido para colocar um negro na Presidência da República. Já testou um operário e uma mulher, mas um afrodescendente seria tarefa para mais adiante. Por isso, o PSB pode estar cometendo um grave erro ao convidar um “não político” para ser seu candidato a presidente. Olha apenas a popularidade do ex-ministro e não exatamente o que ele pensa sobre o Brasil e o seu povo.

Bolas trocadas

Foi dito na coluna de ontem que Julio Lossio (então no PMDB) conquistou a prefeitura de Petrolina em 2008 derrotando o deputado Fernando Filho (então no PSB). A informação está errada. Lossio derrotou Gonzaga Patriota (PSB) em 2008 e Fernando Filho (PSB) em 2012. Da 1ª vez, segundo se diz por lá, o senador Fernando Bezerra teria apoiado Lossio por debaixo dos panos.

Palestra - O diretor-presidente do Detran, Charles Ribeiro, que já trabalhou com 7 governadores de diferentes partidos, abre hoje a série de almoços de 2018 do Caxangá Ágape Clube (Churrascaria Sal e Brasa). Será saudado pelo Defensor Público Geral Manoel Jerônimo.

Convite - O senador Armando Monteiro (PTB) vai ao encontro “Pernambuco quer mudar” em Caruaru, dia 3 de março próximo, com o compromisso de convidar alguém de lá para compor sua chapa majoritária. Esse alguém (Douglas Cintra?) será candidato a vice ou a senador.

Chapinha - Eduardo da Fonte, presidente regional do PP, está montando uma “chapinha” de candidatos a deputado estadual para ninguém botar defeito. Ela já tem mais de 30 nomes e pelo menos 6 deverão ser eleitos. Um dos últimos que se filiaram foi o ex-prefeito Miguel Barbosa (Bom Jardim).

Do contra - Do advogado José Paulo Cavalcanti Filho sobre as posições assumidas pelo PT no Congresso Nacional: “Não votou a favor de nenhuma matéria relevante. Ficou contra a eleição de Tancredo (85), não assinou a Constituição e votou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Precipitação - Precipita-se o deputado Bruno Araújo (PSDB) ao dizer que o PSDB de SP não tem nada a ver com o de PE. Tem, sim. Se o PSB nacional condicionar seu apoio a Alckmin ao apoio do PSDB regional à reeleição de Paulo Câmara, quem teria força para impedir?

Veja também

Defesa antiaérea síria intercepta 'alvos hostis' perto de Damasco
ORIENTE MÉDIO

Defesa antiaérea síria intercepta 'alvos hostis' perto de Damasco

Duas crianças morrem em ataque israelense a hospital no norte de Gaza, único disponível na região
GUERRA

Duas crianças morrem em ataque israelense a hospital no norte de Gaza, único disponível na região

Newsletter