Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Coronavírus

Justiça da Holanda manda governo suspender toque de recolher após protestos

As restrições tem irritado parte da população, que já foi às ruas para protestar contra o confinamento e o fechamento do comércio

Primeiro-ministro da Holanda, Mark RuttePrimeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte - Foto: Bart Matt / AFP

A Justiça holandesa ordenou a suspensão do toque de recolher decretado pelo governo para frear a disseminação Covid-19 no país.

As restrições tem irritado parte da população, que já foi às ruas para protestar contra o confinamento e o fechamento do comércio. Em meio a essa situação, a vacinação tem avançado lentamente no país.

Um tribunal de Haia ordenou nesta terça-feira (16) que o toque de recolher, em vigor desde 23 de janeiro e que provocou os piores protestos das últimas décadas, seja "suspenso imediatamente".
 

"O toque de recolher é uma violação profunda do direito à liberdade de movimento e à vida privada", disse o tribunal, que deu razão ao grupo Virus Truth, que acusou o governo de usar mal seus poderes para situações de urgência.

O toque de recolher continuará valendo até que a Justiça julgue o recurso apresentado pelo governo do primeiro-ministro Mark Rutte.

"Seria muito imprudente levantar o toque de recolher neste momento", afirmou o premiê. "Nós o instauramos a fim de controlar o coronavírus o máximo possível e para tornar possível ganhar nossa liberdade de volta de maneira segura".

Após a imposição do toque de recolher, o primeiro a ser aplicado na Holanda desde a Segunda Guerra Mundial, várias cidades foram palco de protestos que culminaram em dezenas de prisões.

Veja também

Newsletter