Mundo

Vulcão Anak Krakatoa entra em erupção na Indonésia

O Anak Krakatoa entrou em erupção pelo menos 21 vezes nas últimas semanas

O mortífero vulcão Krakatoa entrou em erupção na IndonésiaO mortífero vulcão Krakatoa entrou em erupção na Indonésia - Foto: DZIKI OKTOMAULIYADI / AFP

Um dos remanescentes do mortífero vulcão Krakatoa entrou em erupção na Indonésia neste domingo, lançando uma nuvem de cinzas vulcânicas a mais de 3.000 metros no céu.

O Anak Krakatoa - que significa filho de Krakatoa - expeliu cinzas vulcânicas sobre o estreito que separa as ilhas de Java e Sumatra, levando as autoridades a pedir aos moradores que usem máscaras.

"Continuamos a registrar erupções contínuas com nuvens espessas (de cinzas) subindo entre 500 e 3.000 metros do cume", disse Deny Mardiono, da Agência Geológica da Indonésia.

O Anak Krakatoa entrou em erupção pelo menos 21 vezes nas últimas semanas, mas a erupção deste domingo é a maior.

As autoridades ordenaram que as pessoas não se aproximem da zona de exclusão de dois quilômetros ao redor do vulcão, classificando como grau 2 no sistema de alerta vulcânico de quatro níveis da Indonésia.

Este vulcão tem estado ativo desde que emergiu do mar no início do século passado, na caldeira formada após a erupção do Krakatoa em 1883, um dos maiores desastres da história do país, que deixou mais de 35.000 mortos. 

A Indonésia tem cerca de 130 vulcões ativos. Este arquipélago de mais de 17.000 ilhas está localizado no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico. 

Veja também

Trump diz: 'fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'
ATENTADO

Trump diz: 'fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump
SOLIDARIEDADE

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump

Newsletter