Alepe receberá audiência sobre a venda da Eletrobrás e Chesf
No requerimento, o deputado recomendou o convite aos representantes da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (Frune); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Pernambuco (Sindurb/PE); Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe); e aos ex-presidentes da Chesf João Bosco de Almeida e Mozart Bandeira.
Para o parlamentar, a venda da Chesf e, consequentemente, do Rio São Francisco, para agentes privados, poderá causar impactos significativos para o desenvolvimento do Nordeste. O deputado quer esclarecer quais as consequências dessa privatização, especialmente no acesso à água da transposição e os possíveis aumentos na conta de luz.
“O Rio São Francisco é a principal fonte hídrica permanente para a nossa região. Com a transposição, o seu papel deverá se tornar cada vez mais relevante, através do uso múltiplo de suas águas, podendo, inclusive, ultrapassar, em termos econômicos, os benefícios associados à geração de energia elétrica”, argumentou Danilo Cabral.
Outros requerimentos de audiência pública apresentados por ele também foram aprovados. Na próxima terça-feira (24), haverá audiência em Brasília, com a Chesf sendo a prioridade da discussão. Na quinta (25), a audiência será na própria Comissão, onde foram convidados representantes da Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), referência em estudos na área.



