Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Amupe pede inclusão de mecanismos de financiamento na PEC da Segurança

Proposta está em discussão no Congresso Nacional

Sede da AmupeSede da Amupe - Foto: José Bonifácio Lira

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) pediu, em nota, a inclusão de mecanismos de financiamento na PEC da Segurança Pública. De acordo com o texto, assinado pelo presidente da entidade, Marcelo Gouveia, a não inclusão no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) de recursos diretos para os municípios gera “desequilíbrios federativos”.

“A entidade defende que o fortalecimento do SUSP inclua mecanismos de financiamento que garantam a participação direta dos municípios nos fundos nacionais”, diz um trecho da nota.

Confira a íntegra da nota:
NOTA À IMPRENSA – PEC 18/2025, que dispõe sobre competências da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios relativas à segurança pública

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) acompanha o debate sobre a PEC nº 18/2025, que propõe a inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) na Constituição e a redefinição de competências entre os entes federativos.

A proposta reconhece a segurança pública como responsabilidade compartilhada e amplia atribuições dos municípios, especialmente nas áreas de prevenção da violência, ordenamento urbano, tecnologia, governança local e atuação das guardas municipais e agentes de trânsito. Essas atividades já integram a rotina municipal e geram custos permanentes.

Entretanto, o texto não prevê a transferência direta de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) aos municípios, concentrando o financiamento na União, Estados e Distrito Federal. Para a Amupe, isso gera desequilíbrio federativo ao ampliar responsabilidades sem assegurar fontes de custeio adequadas.

A entidade defende que o fortalecimento do SUSP inclua mecanismos de financiamento que garantam a participação direta dos municípios nos fundos nacionais, assegurando condições para o cumprimento das competências atribuídas e promovendo uma política de segurança pública integrada, cooperativa e sustentável.

Marcelo Gouveia
Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe)
 

Veja também

Newsletter