Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Assista ao vivo à sabatina com a candidata à Prefeitura do Recife Simone Fontana (PSTU)

Âncora Jota Batista e a colunista de política da Folha de Pernambuco, Betânia Santana, entrevistam

Candidata Simone Fontana abre as sabatinas da Rádio Folha 96,7 FMCandidata Simone Fontana abre as sabatinas da Rádio Folha 96,7 FM - Facebook/Reprodução

A candidata Simone Fontana (PSTU) abre, nesta sexta-feira (16), a série de sabatinas da Rádio Folha 96,7 FM com os postulantes à Prefeitura do Recife. 

O âncora Jota Batista e a colunista de política da Folha de Pernambuco, Betânia Santana, comandam a sabatina das 11h às 12h. Participa da sabatina como convidado o cientista político Hely Ferreira.

Entenda quais são as propostas da candidata para o Recife:

Saúde:

A candidata criticou a operação de unidades de saúde por organizações sociais, chamadas de "OSs". Ela chamou de "desvio de recursos públicos da saúde" o dinheiro pago a essas instituições. Simone Fontana prometeu romper com os contratos e usar a verba pública somente para investimentos e manutenção do sistema de saúde municipal, com a construção de mais postos de saúde e contratação de mais profissionais. A postulante pretende, também, promover a abertura de clínicas terapêuticas e investir nos profissionais de educação para atendimento de crianças com autismo.

Segurança:

Para Fontana, armar a Guarda Municipal não é uma saída viável para o problema da segurança na capital pernambucana. A candidata defendeu que os guardas municipais sejam eleitos nos bairros, com mandatos revogáveis. Além disso, apontou a prevenção, a empregabilidade, a concessão de moradias e a desmilitarização da Polícia Militar como alternativas efetivas de combate à criminalidade.

Educação:

As parcerias público-privadas (PPP) firmadas com instituições gestoras de educação foram alvo de críticas da candidata. Simone afirmou que a entrada dessas organizações nas escolas retira "a liberdade cátedra dos professores". De acordo com ela, os próprios professores, gestores e a comunidade devem fazer a gestão das escolas e creches do município. 

Cultura:

Simone Fontana defendeu a abertura de teatros nos bairros, e, questionada sobre valorização de artistas locais, afirmou que pretende promover manifestações culturais não só em grandes festas como o Carnaval ou São João. Ela defendeu que os recursos públicos sejam utilizados para manter os artistas.  

Servidores:

A candidata propôs a valorização de profissionais de educação, relatando que muitos deles trabalham mais de um turno, o que, na visão dela, não deve acontecer. Fontana também defendeu a realização de concursos públicos para a educação, e, que neles, professores com contrato temporário tenham pontuação em concurso público, pois "já passaram por um teste", de acordo com ela.

Saneamento:

Perguntada sobre a questão do saneamento, Simone Fontana declarou que pretende zerar o problema do acesso ao saneamento na cidade e destacou que ações nessa área tem reflexo direto na saúde da população. A postulante afirmou que pretende realizar a construção por meio de empresas públicas, como a Emlurb, em contrariedade à contratação de construtoras privadas para obras. 

Trânsito:

Simone Fontana apontou como saída para os problemas do trânsito no Recife a falta de investimentos no transporte público. Ela criticou a construção de novas vias, como a Via Mangue e a Ponte Monteiro-Iputinga. A candidata defendeu, ainda, a instalação de ciclofaixas, mas para circulação real na cidade, e não só para lazer, como avalia que as atuais vias funcionam.

Centro:

A ocupação de imóveis abandonados, junto a uma maior presença de vida cultural foram as soluções apontadas pela postulante para a revitalização do Centro do Recife.

Segundo Turno:

Fontana afirmou que não pretende apoiar ninguém num eventual segundo turno em que ela não estivesse particpando e apontou as divergências com todos os demais candidatos à Prefeitura, inclusive de esquerda. 

Alinhamento ideológico:

Apesar de declarar ter votado em Lula contra o então presidente Jair Bolsonaro em 2022, Simone afirmou que ambos beneficiaram as empresas injetando recursos públicos para obras do Governo, mesmo que tenham projetos diferentes, segundo ela. 

Assista ao vivo:

A sabatina tem a duração de 60 minutos e discute temas como saúde, segurança pública, educação, cultura, infraestrutura e política partidária.

O público pode acompanhar a sabatina no canal da Folha de Pernambuco no YouTube e na Rádio Folha 96,7 FM.

Confira o calendário das sabatinas da Rádio Folha 96,7 FM
- Sexta-feira, 16 de agosto: Simone Fontana (PSTU)
- Segunda-feira, 19 de agosto: Ludmila Outtes (UP)
- Terça-feira, 20 de agosto: Daniel Coelho (PSD)
- Quarta-feira, 21 de agosto: João Campos (PSB)
- Quinta-feira, 22 de agosto: Técio Teles (Novo)
- Sexta-feira, 23 de agosto: Dani Portela (PSOL)
- Segunda-feira, 26 de agosto: Gilson Machado (PL)

 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Veja também

Newsletter