Atuação política da primeira senadora de Pernambuco recebe reconhecimento nacional
Teresa Leitão está entre os 50 nomes "em ascensão" no âmbito parlamentar
A senadora de Pernambuco Teresa Leitão (PT) foi reconhecida pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) no ranking de 2025 dos Congressistas mais influentes. O ranking elenca entre os 50 nomes apontados como “em ascensão”, grupo que demonstra crescente protagonismo nas articulações políticas e decisões legislativas do país.
Teresa Leitão vem ampliando seu espaço na política institucional com pautas de forte impacto social. Atualmente, preside a influente Comissão de Educação e Cultura no Senado, onde conduz os debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), considerado estratégico para os rumos da educação brasileira na próxima década.
Em outra vertente, a senadora acaba de ser reeleita vice-líder da bancada feminina no Senado, reforçando seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e os direitos das mulheres.
Leia Também
• Projeto avança no Senado e oferta de equoterapia no SUS segue para votação final
• CNB amplia presença no PT de Pernambuco e Humberto Costa destaca avanço nas eleições internas
• Projeto de Eduardo da Fonte que garante cadeira de rodas gratuita pelo SUS avança na Câmara
A sua atuação ainda integra pautas estruturantes em defesa da democracia, da cultura e da inclusão social. Teresa Leitão vem chamando a atenção também pela postura firme na defesa do governo Lula, e pela habilidade de articulação, que reflete a boa receptividade de suas propostas junto aos demais parlamentares e setores da sociedade civil.
O reconhecimento do Diap não é único. Um dos maiores prêmios nacionais voltados à atuação parlamentar, o Congresso em Foco, já foi conquistado pela senadora pernambucana por dois anos seguidos.
A senadora é indicada mais uma vez neste ano. A votação está em curso, aberta para a participação popular.



