Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Presidente do PT-PE critica mudança no PL Antifacção: "PL de Proteção?"

Carlos Veras criticou a postura do relator do projeto de lei, Guilherme Derrite

Presidente estadual do PT, Carlos VerasPresidente estadual do PT, Carlos Veras - Arthur Botelho/Folha de Pernambuco

O presidente estadual do PT e deputado federal, Carlos Veras, criticou, nesta sexta-feira (14), a postura da oposição frente ao projeto enviado pelo governo ao Congresso Nacional para combater as facções criminosas. Na avaliação de Veras, o relator do Projeto de Lei, deputado Guilherme Derrite (PP), tentou emplacar no lugar do PL Antifacção um PL de Proteção.

Entre os principais pontos do parecer de Derrite, estavam a diminuição de poderes da Polícia Federal (PF), cuja autonomia, de acordo com Veras, seria colocada em xeque com a exigência de autorização para fazer investigações nos Estados.

Outro ponto que tem sido criticado por juristas e especialistas é que, por consequência, as investigações teriam os sigilos quebrados, dado que, pelo texto, haveria o compartilhamento prévio com as Polícias Civis estaduais.

Derrite, que foi indicado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já apresentou quatro versões do parecer, retirando do documento os trechos que dificultariam a atuação da PF.

"Será que era antifacção ou era proteção? Proteção de quem? De se proteger da polícia? Tem que ter muito cuidado, porque temos aí (...) gente fazendo arminha, mas às vezes é envolvida até o talo e até o pescoço (com o crime)", declarou, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM.

O parlamentar avaliou que, apesar do momento delicado que o governo vive em função da queda da popularidade nas pesquisas, há espaço de crescimento para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo quarto mandato. Além disso, garantiu que o governo fará forte atuação na área da segurança pública a fim de criar uma espécie de pacto nacional pela pauta.

"O presidente Lula vai continuar atuando para ajudar a resolver a insegurança, mas para resolver o problema da segurança pública, tem que ter um pacto nacional, tem que envolver os serviços de inteligência e todas as estruturas do Estado", enfatizou.

PT Pernambucano
O dirigente também disse que o PT do estado ajudará Lula a conseguir novamente uma grande votação em Pernambuco. Veras apostou, ainda, que a legenda comandará o Palácio do Campo das Princesas no futuro, lamentando que outras oportunidades, segundo ele, foram perdidas para seguir as diretrizes nacionais.

"O PT de Pernambuco sempre se colocou à disposição para ajudar e construir o que é a prioridade do partido, que é o projeto nacional e a eleição do presidente Lula. O PT de Pernambuco, de fato, sempre se doa, se dedica e faz o possível e o impossível para poder ajudar o presidente Lula", afirmou. "Um dia o PT vai governar Pernambuco junto com um grande presidente, que vai estar presidindo a República, para a gente poder fazer cada vez mais pelo nosso estado", apostou.
 

Veja também

Newsletter