Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

CNB amplia presença no PT de Pernambuco e Humberto Costa destaca avanço nas eleições internas

Corrente ligada ao senador conquistou maioria no diretório estadual e ampliou sua base

Foto: Roberto Stuckert Filho

O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente nacional do Partido dos Trabalhadores e uma das principais lideranças da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), comentou os resultados obtidos por seu grupo nas eleições internas do PT em Pernambuco. Para o parlamentar, os dados demonstram um crescimento da influência da CNB no estado.

“A eleição do PED foi importante para assegurar a mobilização da nossa militância. Além de termos garantido uma vitória expressiva na presidência estadual do PT, com a eleição do companheiro Carlos Veras, nosso grupo ampliou as bases e conquistamos a maioria do diretório estadual. No comparativo com o último PED, crescemos em representação e ampliamos a nossa força", afirmou Humberto.

Na composição do novo diretório estadual, a CNB conquistou cerca de 50% das vagas. No processo anterior, detinha 34%. Dos 151 municípios pernambucanos que participaram do Processo de Eleição Direta (PED), a corrente obteve a presidência do diretório municipal em 92 cidades, alcançando mais de 61% do total. Na Região Metropolitana do Recife, o desempenho também avançou. Na capital, o grupo subiu de 9% para 32% dos votos, tornando-se a segunda maior força interna da cidade. Em Olinda, a chapa estadual apoiada pela CNB foi a mais votada, com 650 votos. A corrente também aumentou sua representação no diretório nacional do partido.

Humberto Costa também mencionou os resultados no cenário nacional. “Nacionalmente, também vimos crescer o número de filiados e asseguramos uma maioria tranquila no PED”, afirmou. O candidato Edinho Silva, apoiado pelo senador, obteve até agora 239.155 votos, o que representa 73% dos votos válidos. Em seguida, aparecem Rui Falcão, com 36.279 votos (11,15%), Romênio Pereira, com 36.009 votos (11,06%) e Valter Pomar, com 14.006 votos (4,30%). As eleições internas do PT seguem no próximo domingo (15), em Minas Gerais, onde o pleito foi adiado por decisão judicial.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email. 

Veja também

Newsletter