Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Com recados em discurso, Raquel Lyra filia prefeito de Caruaru ao PSD

No discurso, gestora defendeu seu governo e fez críticas aos opositores

Raquel Lyra filia o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, ao PSDRaquel Lyra filia o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, ao PSD - Fotos: Rafael Moreira

Buscando consolidar sua força política na cidade que governou por duas vezes, a governadora Raquel Lyra, presidente estadual do PSD, abonou a ficha de filiação do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pìnheiro, que foi seu vice por dois mandatos e assumiu como prefeito após a renúncia para disputar o governo do estado. Com isso, o partido chega ao número de 70 prefeitos, se firmando como o maior do estado de Pernambuco.

Pìnheiro estava sem partido desde abril, quando o comando do PSDB passou para as mãos do presidente da Alepe, deputado estadual Álvaro Porto, gerando a saída imediata de 32 gestores municipais e da vice-governadora Priscila Krause. Ela e mais 31 prefeitos se filiaram ao PSD logo em seguida, Rodrigo Pinheiro, no entanto, permaneceu sem legenda. 

O ato de filiação foi realizado na noite de ontem (10), em Caruaru, e reuniu, além da governadora, da vice-governadora Priscila Krause (PSD) e do prefeito Rodrigo Pinheiro, o deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos), o prefeito de Riacho das Almas, Dió Filho (PSD), e o ex-governador de Pernambuco, pai de Raquel Lyra, João Lyra Neto. 

O evento foi marcado pelas críticas à oposição em Pernambuco e à “antecipação” das eleições de 2026. A governadora Raquel Lyra manteve a postura que vem assumindo nos últimos dias e mandou indiretas para a oposição, reforçando que não está preocupada em vencer as próximas eleições mas, sim, em realizar transformações no estado.

“Quem está focado em eleição não cuida do povo. Fica viajando, discursando, fazendo informação e mensagem na internet, mas disso o nosso povo está cansado. Nosso trabalho é mais chão do que televisão. É mais realidade na vida do povo do que discurso em cima de um palanque. E é por isso que cada vez que nos instigam a falar de 2026, eu digo que 2026 se faz agora, que a gente não vai discutir eleição, porque tem muito trabalho pra fazer. E quem desvia de foco, perde sentido daquilo que a gente tem pra entregar”, declarou Raquel Lyra. 

Na mesma linha, o prefeito Rodrigo Pìnheiro, que recebeu do vice-presidente estadual do PSD, André Teixeira Filho, a missão de comandar a sigla no município e, portanto, preparar a legenda para 2026, criticou a antecipação das eleições e, se referindo diretamente à governadora, enfatizou que o momento é de trabalhar pela população. 

“Raquel, é tempo de plantar. Existe o tempo de plantar e o tempo de colher. A gente já viu, Raquel, esse filme, e como tudo aconteceu aqui no município de Caruaru. O ano passado, na nossa campanha, falavam já na campanha de 2026. Beirou o ridículo, as comparações e essa antecipação que não interessa nada à população que mais precisa. A gente tem que trabalhar pela população, assim como falou o deputado Fernando Monteiro, existe uma grande velocidade e ansiedade de boa parte de políticos que só pensam em campanhas e na política”, pontuou o prefeito.

Em uma das falas mais fortes do ato, o ex-governador João Lyra Neto condenou diretamente o que chamou de “mentiras” e de “fantasias” que teriam sido criadas contra o governo Raquel Lyra. Lyra Neto elogiou a seriedade e competência da governadora e cravou que ela será reeleita em 2026. Ele pediu também que as pessoas sejam “instrumento de convencimento” sobre o trabalho do governo.

“Raquel, não adianta eles anteciparem a eleição. Não adianta fazer movimento para contrariar a vontade do povo de Pernambuco. Não adianta inventar mentiras por aí afora. Não adianta criar fantasias que não existem na realidade. Eu tenho absoluta certeza, pela sua seriedade, pela sua competência, pelo seu compromisso com o povo de Pernambuco, você será governadora reeleita em 2026. E a vocês todos, um apelo para um compromisso com Caruaru e com Pernambuco: que cada um ou cada uma se torne um instrumento de convencimento à sua família, aos seus colegas de trabalho, aos seus vizinhos e acima de tudo ao povo de Caruaru e de Pernambuco”, salientou João Lyra.

Ao fim do discurso, a governadora aproveitou o evento para convidar a vice-prefeita de Caruaru, Deyse Silva, o deputado federal Fernando Monteiro e o secretário de Articulação Política do município, Anderson Luiz, a se filiarem também ao PSD. Em mais um recado à oposição, Raquel frisou que não tem um projeto de poder.

“Eu queria aqui fazer o convite para que a nossa vice-prefeita para que entre no PSD. Para que o nosso secretário Anderson se filie ao PSD. E para que o deputado Fernando, que está no outro partido, venha para o PSD também. Porque esse é o partido que mais cresce no Brasil. E é o partido que mais cresce em Pernambuco. E a gente está gerando gente boa, que quer fazer o bem e que faz política do jeito certo. Nós não estamos aqui para satisfazer o nosso ego com o poder. A gente sabe que o poder serve para a gente servir ao nosso povo. E tem gente que tem projeto político pessoal no poder”, disparou. 

Alepe
Os pedidos de empréstimos do Executivo pendentes de aprovação pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) também estiveram no discurso da governadora Raquel Lyra. Mais uma vez, a gestora justificou a necessidade do empréstimo e pedindo aos presentes que falassem por ela, citou as obras que pretende fazer no estado e ressaltou que seu governo sabe tirar obras do papel.

Em clara citação ao PSB, Raquel Lyra pediu para não ser cobrada por quem “teve oportunidade de fazer” e afirmou que as promessas não cumpridas roubaram a esperança das pessoas. 

“Não venham aqui querer cobrar para a gente, em dois anos e meio, aquilo que tiveram a oportunidade de fazer na mão e não fizeram. Muito pelo contrário, roubaram a nossa esperança, prometendo muito e não fizeram. Colocando a propaganda na televisão que não tem a ver com a realidade do nosso povo. Pernambuco precisa do nosso trabalho”, ressaltou.

Veja também

Newsletter