Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Confira lista oficial dos secretários de Olinda

Prefeito eleito anunciou equipe de secretários na manhã desta segundaPrefeito eleito anunciou equipe de secretários na manhã desta segunda - Clemilson Campos/Folha de Pernambuco
O prefeito eleito de Olinda, Professor Lupércio, anuncia, na manhã desta segunda-feira (26), os nomes dos secretários que integrarão o seu governo, a partir de janeiro de 2017. A princípio, o futuro gestor deve manter a mesma estrutura da atual gestão, com 14 secretarias. Nos últimos dias, o Blog da Folha e o repórter da Folha de Pernambuco Marcelo Montanini fizeram uma lista com os prováveis nomes que assumirão cada pasta. Os nomes foram antecipados na edição desta segunda (26) da Folha

O anúncio ocorreu no Hotel Sete Colinas, no Carmo. Além de Lupércio, marcaram presença na coletiva de imprensa o deputado federal e presidente estadual do Solidariedade, Augusto Coutinho, o deputado federal Cadoca (PDT), e o secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa (PR), além do futuro vice-prefeito, Márcio Botelho (SD).

Leia também:
Lupércio anuncia secretariado. Confira possível lista

"Sou deputado estadual até o dia 31 de dezembro e logo estaremos assumindo aqui essa cidade. Essa cidade é a mais importante não só do Brasil, mas por que não dizer do mundo? Marins dos Caetés. Nossa querida cidade Olinda, e eu sou filho dela. Com muito orgulho", arrancando risos dos presentes. Durante a campanha, o debate sobre a naturalidade dos candidatos dominou o segundo turno.



Confira a lista oficial dos secretários:

Serviços Públicos
Será comandada por Evandro Avelar. Ele é engenheiro civil graduado pela Universidade de Pernambuco (UPE). Foi secretário estadual das Cidades e esteve à frente da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Estado de Pernambuco (Sempetq). Também atuou como diretor geral da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) e diretor-presidente da antiga Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Atualmente, é vice-presidente do Complexo Portuário de Suape.

Fazenda e Administração
Terá como titular Janaína Cardoso, que é bacharel em Direito pela Unicap, pós-graduanda em Direito (UFPE) e Gestão Pública (FCAP/UPE). Auditora Fiscal do Estado, foi gerente de contratos do Estado de Pernambuco na Secretaria de Administração e gerente geral do Programa Pernambucano de Controle de Gastos e Superintendente Administrativa e Financeira.

Saúde
Terá como secretário Luiz Araujo. O futuro titular da pasta possui formação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialização em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia de Joelho. As últimas qualificações foram feitas na Clínica Ortopédica de Acidentados. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Educação
O professor Paulo Roberto assumirá. Ele é graduado em Biologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire). Professor Paulo Roberto foi vereador do Recife, diretor regional de Educação do antigo Departamento Regional de Educação (DERE Recife Sul) e assessor da Secretaria de Educação da PCR.

Comunicação
Patrícia Cunha. A futura secretária é jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Relações Públicas e mestre em Comunicação (UFPE), com foco em Políticas Públicas. Foi selecionada pela Unesco como consultora suplente na área de Políticas Públicas de Comunicação na América Latina. Coordenou o setor de Comunicação da Câmara dos Vereadores do Ipojuca e foi assessora de imprensa do Professor Lupércio na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Assuntos Jurídicos
Terá a frente Eduardo Porto. Ele é especialista nos Direitos Constitucional, Administrativo e Tributário. Eduardo Porto foi procurador do Estado de Roraima e atuou como assessor jurídico no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Patrimônio e Cultura
Afonso Oliveira: produtor cultural e consultor de Políticas Culturais, Afonso Oliveira foi criador do Método Canavial de Ensino de Produção Cultural. Ganhador dos Prêmios Economia Criativa, Patativa do Assaré e Tuxauá, concedidos pelo Ministério da Cultura, coordenou mais de 100 projetos nas áreas de Cultura Popular, Música, Dança, Cinema, Museu, Pontos de Cultura e Patrimônio, entre outras.

Segurança Urbana
Será comandada por Coronel Pereira Neto. O secretário é pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade de Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Antônio Francisco Pereira Neto é coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar. Foi chefe do setor de inteligência da PMPE e comandante geral da instituição. Também atuou como secretário de Governo e Segurança Comunitária em São Lourenço da Mata.

Obras
Simone Lucchese estará no comando da pasta. A engenheira civil é formada pela Universidade de Pernambuco (UPE). Simone Lucchese foi secretária de Obras do município de Goiana, atuou como gestora de obras na Secretaria das Cidades (Secid-PE) e na Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

Relações Institucionais
Mirella Almeida assume a pasta. Ela é pós-graduanda em Gestão Pública, possui atuação nas áreas financeira e de gestão de pessoas. Atualmente, é assessora do Professor Lupércio na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos
Wolney Queiroz. Homônimo do deputado federal, o advogado Wolney Queiroz possui especialização nos Direitos Público, da Criança e do Adolescente, Administrativo, Cível e Criminal. Compõe a equipe de transição do Professor Lupércio.

Transporte e Trânsito
Coronel Gustavo Lira comandará a pasta. O coronel da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) Gustavo Lira é pós-graduado em Ciências Jurídicas. Foi o fundador da CiaTur – Companhia Independente de Apoio ao Turista – e comandante do Batalhão Duarte Coelho (1º BPM), ambos com sede em Olinda. Também foi diretor de Finanças da Polícia Militar.

Meio Ambiente Urbano e Natural
André Botelho assumirá a pasta em janeiro. O advogado e consultor jurídico André Botelho é pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape).

Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia
O futuro secretário João Luiz é auditor Fiscal (SEFAZ-PE). Ele é graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Pós-graduado em gestão pública e administração de projetos sociais. Foi secretário de Transportes, Controle Urbano e Ambiental de Olinda; secretário executivo da Secretaria de Juventude do Recife e secretário de Desenvolvimento Urbano em Paulista.

Com informações de Tauan Saturnino, da Folha de Pernambuco.

Veja também

Newsletter