Dani Portela define tendência para 2026: “vou estar onde o presidente Lula estiver”
Apesar do cenário político estadual de 2026 continuar indefinido, a deputada enfatiza que caminhará com Lula
A deputada estadual Dani Portela (PSOL) prefere não bater o martelo sobre quem vai apoiar em 2026. Segundo a parlamentar, ainda é necessário debater com o grupo político sobre as opções no cenário pernambucano.
“Será que a gente não tem opções para além de João Campos ou Raquel? Ivan está se colocando. Tem outros nomes ou outros partidos que precisam se colocar na relevância dessa cena política. O que a gente tem para debater? tem muita água para rolar ainda. A gente ainda está em meados de 2025 e até o ano que vem muita água vai passar por debaixo dessa ponte” disse em entrevista desta quinta-feira (10) na Rádio Folha FM 96,7.
Dani Portela também comentou sobre a existência de pautas prioritárias no estado que necessitam de atenção imediata e que as eleições de 2026 deveriam ser discutidas em 2026.
"Você vê um monte de slogan 'estado da mudança', mas você não vê esta mudança acontecendo na prática", criticou. “ Tem tanta coisa emergente acontecendo agora e eu sou uma deputada que preciso fiscalizar e legislar nesse momento. Deixa 26 para 26”, afirmou.
No entanto, mesmo sem o posicionamento a favor de uma candidatura específica, Dani Portela afirma que estará sempre ao lado do Governo Lula.
“Eu tenho uma certeza. Ao longo da minha trajetória na política eu fiz uma trajetória em oposição ao PSB e fiz uma trajetória em oposição não só ao PSDB. Então, eu vou estar onde o presidente Lula estiver e vou estar ao lado contrário onde deputados da extrema direita bolsonaristas estiverem.”
Polêmica
A falta de um posicionamento da deputada estadual Dani Portela sobre 2026 ocasionou uma polêmica envolvendo Ivan Moraes (PSOL) e o dirigente Tiago Paraíba. Na entrevista, a parlamentar criticou a cobrança de um posicionamento dela.
“Eu fui surpreendida com uma falsa polêmica. Eu não sei porque um dirigente que não está nem aqui, está em São Paulo, se preocupa em estar criando uma falsa polêmica com tantas coisas relevantes e importantes acontecendo no nosso país agora", julgou Dani Portela. “A gente não pode olhar para a gente e querer entender, criar polemica e me achar como adversária ou inimiga isso é perder tempo. Isso é falacia e quem faz isso não está tendo o que fazer. Eu vou estar onde eu sempre estive, muito antes até de entrar para a política institucional", disse.
A deputada também elogiou o companheiro partidário Ivan Moraes e finalizou dizendo que continuará defendendo as mesmas pautas de sempre.
“Eu sou a mesma pessoa que continua com as mesmas bandeiras e as mesmas coisas que são importantes para nós. Eu não mudei e eu não vou cair em falsa polêmica de esquerda brigando com esquerda por miudeza, por questões pessoais que atravessam e por interesses que são menores”, concluiu.
Confira a entrevista completa:



