Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Deputada Gleide Ângelo acompanha ministra em comunidade do Recife

Elas participaram de uma escuta ativa junto às mulheres da Favela do Papelão, no Centro

Ministra das Mulheres, Cida Magalhães, e a deputada estadual Gleide ÂngeloMinistra das Mulheres, Cida Magalhães, e a deputada estadual Gleide Ângelo - Foto: Américo Santos/Divulgação

A deputada Gleide Ângelo (PSB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, acompanhou a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, durante uma visita à Favela do Papelão, no bairro de São José, Centro do Recife. Elas participaram de uma escuta ativa junto às mulheres da comunidade. A deputada estadual Rosa Amorim e os deputados federais Carlos Veras e Maria Arraes também presenciaram o momento. 

A favela é conhecida por apresentar um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano da capital, onde as famílias vivem, majoritariamente, do recolhimento de papelão, plástico e ferro. As condições são subumanas e predominam a falta de saneamento, de calçamento e de espaços públicos de lazer.

“Só podemos fazer políticas públicas realmente transformadoras quando escutamos aquelas pessoas verdadeiramente conscientes, comprometidas e engajadas com as transformações de suas realidades. O que houve esta tarde aqui no Papelão é o embrião para uma mudança social real. Podemos contribuir em muitas das demandas trazidas por essas mulheres, como a necessidade de creches e de investimentos para a geração de renda. Estamos em parceria com o prefeito João Campos para a formação de turmas voltadas para o empreendedorismo em toda capital. Vamos trabalhar para trazer nossos cursos também para a mulherada daqui”, destacou a deputada, fazendo alusão ao Programa Qualifica Recife, desenvolvido em parceira com a Prefeitura da Cidade e que já capacitou mais de sete mil pessoas para o mercado de trabalho. 

No projeto, a Delegada se destaca por ser uma importante agente de articulação entre a Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional do município e as comunidades. “Temos de levar a infraestrutura e o investimento às áreas de mais difícil acesso, onde, muitas vezes, os moradores não tem sequer o dinheiro da passagem para chegar em locais mais centrais”, completou.

Casa da Mulher
A agenda da Ministra Cida Gonçalves em Pernambuco segue até o sábado (24). Nesta sexta, ela estará no Palácio do Campo das Princesas, onde assina os acordos de cooperação técnica para a construção de três unidades da Casa da Mulher Brasileira em Pernambuco, que vão ficar em Recife, Petrolina e Caruaru. 

Em seguida, participa da instalação da Câmara Técnica de Políticas Públicas para as Mulheres do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Já no sábado, em Caruaru,  haverá a inauguração do Centro de Qualificação para Mulheres. Lá também, Cida vai conhecer o terreno onde será construído  a primeira unidade da Casa da Mulher Brasileira em Pernambuco. 

Veja também

Newsletter