Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Eduardo Marques é eleito presidente da Câmara do Recife

Nova Mesa Diretora tomou posse nesse domingo (1º)Nova Mesa Diretora tomou posse nesse domingo (1º) - Leo Motta/Folha de Pernambuco
A chapa liderada por Marília Arraes (PT) não conseguiu derrotar o vereador Eduardo Marques (PSB), que venceu a disputa à Presidência da Câmara do Recife, neste domingo (1º) com 34 votos dos 39 legisladores da Casa. Carlos Gueiros (PSB) ficou na vice-presidência e Marco Aurélio (PRTB) assumiu a primeira secretaria.

A Mesa Diretora da Casa ainda é composta por Fred Ferreira (PSC), como segundo vice-presidente; Chico Kiko (PP), como segundo vice-presidente; Marcos di Bria (PSDC) na segunda secretaria; e Jairo de Brito (PT), na terceira secretaria – este último é o único da Oposição a ocupar um cargo no colegiado.

Os suplentes de secretário eleitos foram Romerinho Jatobá (PROS) e Aderaldo Pinto (PSB).

Após a votação, o novo presidente da Câmara assumiu o cargo e fez um discurso de agradecimento. Eduardo Marques está no seu sétimo mandato consecutivo na Casa.

A vereadora Marília Arraes, que fez um discurso duro, também antes de ocorrer a votação, obteve quatro votos. André Régis (PSDB) foi o único que votou em branco

O vereador Carlos Gueiros, que discursou antes da votação, disse ter entrado em um consenso com o presidente eleito da comissão que envolve o cumprimento de metas de gestão para a Casa. Gueiros também era cotado para a disputa pela presidência.

Gueiros ainda ressaltou a necessidade de manter a independência do Legislativo municipal.

“As disputas entre as pessoas são características de todos os processos democráticos de escolha, os quais devem ser livres de quaisquer interferências. Em nenhum momento busquei o cargo pleiteado como realização pessoal, mas para usar o cargo para realizar os anseios atuais do povo brasileiro. As mudanças pretendidas foram levadas aos companheiros deste parlamento, dos quais tive plena concordância. Isso é demonstração de responsabilidade. O povo exige de nós novas posturas”, relatou.

Leia também:
Câmara: Marília lança candidatura e critica Geraldo Julio

Veja também

Newsletter