Sáb, 27 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Embaixador da Argélia quer estreitar relações com Pernambuco

Embaixador da Argélia foi recebido pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo MonteiroEmbaixador da Argélia foi recebido pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro - Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
A ligação histórica entre Pernambuco e a Argélia motivou a visita do embaixador daquele país no Brasil, Toufik Dahmani, ao Estado, onde cumpre agenda até a próxima quinta-feira (30). O embaixador foi convidado pelo Instituto Miguel Arraes (IMA), presidido pelo advogado e escritor Antônio Campos.  O embaixador visitou a Folha de Pernambuco, na tarde desta terça-feira (28), onde falou da sua ideia de estreitar as relações entre a Argélia e Pernambuco.

A agenda cheia de Toufik Dahmani, que desembarcou no Estado ao lado do secretário Chafik Kellala, inclui uma visita à casa do ex-governador Miguel Arraes, que viveu naquele país durante o exílio, por 14 anos.

A programação continua com uma visita protocolar ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e participação no lançamento do livro "Ciência e Tecnologia nos tempos do Dr. Arraes", de Ascendino Flávio Dias e Silva, que será seguido de debate com a participação de José Fernando Thomé Jucá, Antônio José Alves, Antônio Carlos Pavão e José Almir Cirilo.

Leia mais:
Livro sobre a atuação de Arraes na ciência e tecnologia é lançado na quarta-feira (29)

De acordo com Dahmani, a vinda a Pernambuco é a sua primeira como embaixador da Argélia ao Estado. "Estou aqui para aprender. Estou para ver a família Arraes e Campos, que tem muitas ligações com a Argélia, pois Miguel foi na Argélia 14 anos", explicou.

"Estou aqui também para explorar as oportunidades de negócios e cooperações particularmente entre o Estado de Pernambuco e a Argélia. Entre a Argélia e o Brasil há excelentes relações políticas, de solidariedade, de amizade e agora precisamos elevar as relações econômicas no mesmo nível das relações políticas", afirmou.

Entre os projetos para estreitar as relações, visitas ministeriais ao Brasil, que a pretensão é que sejam realizadas nos próximos meses.

Antônio Campos falou da importância da visita do embaixador: "Primeiro, trazer o embaixador da Argélia é aproximar a Argélia do Nordeste do Brasil e de Pernambuco, dando uma aproximação comercial e política. Existe uma importância econômica da Argélia para o Brasil e nós queremos aproximar do Estado”.

O embaixador Toufik Dahmani e o secretário Chafik Kellala foram recebidos na Folha de Pernambuco pelo presidente do grupo EQM, Eduardo Monteiro; e pelos diretores da Folha de Pernambuco Paulo Pugliesi (Executivo), Mariana Costa (Administrativa), Alano Vaz (Comercial) e José Américo Góis (Operacional), e a editora-chefe da Folha de Pernambuco, Patrícia Raposo.

Veja também

Newsletter