Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Fusões e federações impactam xadrez político nacional e estadual

Partidos movimentam o cenário político com a formação de federações e fusões

Federação União Brasil e PP é lançadaFederação União Brasil e PP é lançada - Assessoria PP

Dois movimentos partidários devem mudar a composição de forças políticas para as eleições do próximo ano. O primeiro foi oficializado ontem, com o anúncio da formação de uma “superfederação” entre União Brasil e o Progressistas (PP). Juntos, o União e o PP terão a maior bancada de deputados na Câmara, o maior número de prefeitos e receberão as maiores fatias de recursos públicos para financiamento de campanhas eleitorais e pagamento de despesas partidárias.

O movimento torna o bloco federativo um dos ativos mais cobiçados na corrida para 2026. Ao todo, a sigla contará com 109 deputados federais, 13 senadores, seis governadores e mais de mil prefeitos.

Outra articulação envolve PSDB e Podemos. Ainda ontem, a cúpula nacional do PSDB aprovou por unanimidade a alteração no Estatuto da legenda para que seja viabilizada a fusão dos tucanos ao Podemos.

Pernambuco

As iniciativas vêm mobilizando lideranças de todo o país, incluindo, dirigentes pernambucanos que estão em Brasília acompanhando as movimentações. Na noite da última segunda-feira, após reunião da bancada do União Brasil, presidente do UB em Pernambuco, Miguel Coelho, se reuniu com o presidente do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte. Também participaram do encontro Fernando Filho, Antônio Coelho (UB) e Lula da Fonte (PP).

“Estamos animados para construir a maior bancada federal e estadual do nosso estado, fazendo do União Progressista o protagonista político”, disse Miguel. Ele salientou que a convivência entre as duas legendas será baseada em diálogo, respeito e vontade de transformar o país.

Para Miguel, a nova federação tem a responsabilidade de conduzir a política para além da polarização. “A política serve para construir pontes, e o debate precisa ficar no campo das ideias. Ninguém aguenta mais tanta briga e intolerância. As pessoas querem trabalho, resultados e mais qualidade de vida”, declarou.

Encontro

Ainda ontem, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), e o dirigente Bruno Araújo se reuniram com Eduardo da Fonte e com o deputado federal Lula da Fonte (PP). Os tucanos também enfrentam um processo de fusão partidária.

Apesar dos partidos estarem em lados opostos no estado, o PP é aliado da governadora Raquel Lyra e o PSDB está na oposição, as lideranças ressaltaram o diálogo institucional. “O assunto não poderia ser diferente: mais trabalho e ações para Pernambuco. Sem dúvida, em breve teremos boas notícias!”, afirmou Álvaro Porto, em suas redes sociais. “O diálogo é a base de tudo, presidente! Conte conosco”, respondeu Lula.

Veja também

Newsletter