Jaboatão dos Guararapes ganha novo posto do TRE-PE
Localizada no Shopping Guararapes, a unidade iniciou os atendimentos nesta sexta-feira (07)
Os eleitores jaboatonenses que precisarem regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral agora tem à sua disposição uma unidade de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). Localizado no Shopping Guararapes, o posto tem capacidade para 504 atendimentos por dia, com agendamento prévio no site.
De acordo com o coordenador da unidade, José Lago, os assistentes judiciários estarão disponíveis para atender às seguintes demandas: emissão do primeiro título de eleitor, regularização de título, pagamento de multa por não comparecimento, cadastramento biométrico e revisão de dados. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos domingos e feriados, das 12h às 18h.
Lago também esclarece que o início dos atendimentos, que estava previsto para a última quarta-feira (5), precisou ser adiado em razão das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR). Com isso, os 72 eleitores agendados para essa quarta-feira, assim como os 53 que deveriam ser atendidos na quinta-feira, estão com suas vagas garantidas e devem se dirigir até a unidade.
Movimentação
Nesta sexta, o posto localizado em Jaboatão dos Guararapes registrou um movimento moderado. Faltando apenas uma hora para o encerramento das atividades do primeiro dia, dos 112 eleitores agendados, apenas 48 compareceram ao local.
José Lago acredita que o movimento deve aumentar nos próximos dias. “A movimentação até umas 11h foi baixa, o volume está aumentando agora, mas com a divulgação da imprensa, a tendência é aumentar”.
Segundo a assistente judiciária Natiene Alencar, a emissão do primeiro título de eleitor foi o serviço mais procurado, especialmente devido à época de processos seletivos para universidades públicas e privadas, que exigem a apresentação do documento.
Demandas
Logo atrás, vem os cidadãos que ainda não tinham cadastrado sua biometria no banco de dados da Justiça Eleitoral, como a professora Luane da Silva, de 31 anos. Ela explica que até o momento, ainda não tinha realizado o cadastramento. “Como não tinha uma unidade próxima de onde moro, estava adiando para realizar o cadastro”, afirmou.
Também aproveitando a oportunidade para resolver pendências eleitorais, o engenheiro civil Richard Baeta, de 40 anos, conseguiu pagar a multa por não comparecimento nas últimas eleições municipais e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. “Vim para tentar regularizar minha situação, já que não votei na eleição passada. Sou do Mato Grosso e estou morando aqui a trabalho, acabei não fazendo a transferência do meu título e vim pagar a multa”.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



