Dom, 28 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

MPCO questiona pagamento antecipado de cachês no Recife

Cristiano Pimentel, procurador do Ministério Público de Contas (MPCO)Cristiano Pimentel, procurador do Ministério Público de Contas (MPCO) - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) enviou um ofício ao prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), solicitando análise da regularidade jurídica no pagamento antecipado de 50% dos cachês dos artistas em shows e eventos pagos com recursos públicos municipais. A iniciativa está prevista no Projeto de Lei 249/2015, de autoria do vice-líder do governo na Câmara, Wanderson Florêncio (PSC), e que foi aprovado na Casa no dia 21 de março.

A proposta já está com o prefeito Geraldo Julio, que pode sancionar a matéria ou decidir pelo veto. O autor do PL justificou que o projeto é resultado de conversas do segmento com a gestão e com os demais vereadores.

Para justificar o pedido de análise, o MPCO citou leis federais de direito financeiro e contabilidade pública que poderiam, na visão do órgão, inviabilizar o pagamento antecipado.

"Temos dúvida sobre a possibilidade de pagamento antecipado, com recursos públicos, de serviços que ainda serão prestados em data posterior. Consideramos apropriada uma análise da competente Procuradoria Jurídica Municipal sobre a compatibilidade desta medida", disse o procurador do MCPO Cristiano Pimentel.

Segundo o procurador, a questão é uma medida de obediência à lei federal. "Nosso respeito aos artistas e aos vereadores é enorme, apenas queremos que a questão da legalidade seja bem esclarecida, caso este projeto vire lei. É uma questão de obediência à lei federal", acrescentou Pimentel.

O ofício do MPCO está no gabinete do prefeito desde sexta-feira (24), em análise. Antes de avaliar qualquer medida, o MPCO aguardará a decisão do prefeito. Caso o Executivo não sancione o projeto, caberá aos vereadores decidir se derrubam o veto, nos termos da Lei Orgânica do Recife.

Veja também

Newsletter