Nova audiência discute proposta de privatização da Eletrobras
Desta vez os deputados vão ouvir o conselheiro de Administração da Cemig e ex-presidente da Agência Nacional de Energia Eletrica (Aneel), Hubner; a representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários Fabíola Antezana; o economista do Dieese Gustavo Teixeira; o professor da Universidade Federal de Mato Grosso Dorival Gonçalves Júnior; o professor da Universidade Federal de Minas Gerais Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira; o doutor em Direito Público da Universidade Federal do Pará Luiz Alberto Rocha; e o presidente do Confea, Joel Kruger.
Leia também:
'Sem dinheiro na Eletrobras, apagão vai ser inevitável', diz Moreira Franco
Comissão especial discute privatização da Eletrobras com presidente da estatal
TCU poderá adiar leilão de distribuidoras da Eletrobras
Nesta terça-feira (17), o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, disse aos integrantes da comissão que o processo de privatização da estatal é indispensável para reverter a situação financeira da companhia e garantir os investimentos necessários para suprir a demanda por energia elétrica nos próximos anos.
Prioridade
O projeto de privatização da Eletrobras é uma das principais pautas do governo na Câmara dos Deputados. O Executivo espera arrecadar R$ 12,2 bilhões com a venda de ações da empresa. Pelo modelo proposto, parte do capital da estatal será vendido. O governo manterá a maior parte das ações (entre 40 e 49%), mas deixará de ser o acionista majoritário.
Como tem enfrentando resistências para aprovar a proposta, inclusive na base aliada, o governo retirou do Orçamento deste ano a previsão de arrecadação dos R$ 12,2 bilhões. A medida, segundo o Ministério do Planejamento, é preventiva.



