Dom, 28 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Nova presidência toma posse no TRE-PE

Posse do desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho como novo presidente do TRE-PEPosse do desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho como novo presidente do TRE-PE - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco
A posse solene do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, foi celebrada na tarde desta quinta-feira (13), na Sala de Sessões, na sede do Tribunal. Também tomou posse o novo vice-presidente, desembargador Stênio Neiva, que também acumulará a função de corregedor. Já a vaga classe juiz de direito deixada por Alexandre Pimentel será ocupada, temporariamente, pelo juiz Clicério Bezerra e Silva. O governador Paulo Câmara (PSB), o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros (PP) prestigiaram a solenidade.

O novo presidente deve priorizar em sua gestão as ações para o aumento do recadastramento biométrico, além de iniciativas que aproximem ainda mais o Tribunal do eleitor pernambucano e projetos na área de sustentabilidade. O desembargador já vem comandando o Tribunal desde o último sábado (8). Um dia antes, ele recebeu as chaves do TRE do seu antecessor, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo.

posse tre


O biênio do desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho no TRE-PE começou em 04 de setembro de 2017, quando chegou à Corte como vice-presidente. Durante este período, além de substituir o então presidente sempre que necessário, tornou-se o coordenador do programa de biometria em Pernambuco. O estado, que estava na 23º posição no índice de eleitores biometrizados, ocupa, atualmente, o quarto lugar. Hoje, 74% dos 6,5 milhões de eleitores em Pernambuco já votam após se identificarem usando as digitais.


Novo presidente chegou acompanhado do governador Paulo Câmara

Novo presidente chegou acompanhado do governador Paulo Câmara - Crédito: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


Projetos - Durante a gestão, Agenor Ferreira de Lima Filho, o TRE-PE vai buscar implantar uma unidade de energia fotovoltaica para transformar a radiação solar em eletricidade, tornando, desta forma, o Tribunal ainda mais responsável no aspecto ambiental.

Comenda - Na posse, o novo presidente do TRE-PE fez uma homenagem ao desembargador federal Cid Marconi Gurgel de Souza, que receberá a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, maior comenda concedida pela Justiça Eleitoral em Pernambuco. Na oportunidade oficial da entrega da medalha, em julho passado, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) não pôde estar presente.

Primeira Sessão

Nesta segunda-feira (10), o presidente Agenor Ferreira de Lima Filho abriu a sessão ordinária 122 agradecendo a todos os membros da Corte e se colocando à disposição de magistrados e servidores. "Contem comigo, contem com toda a equipe deste TRE. Meu objetivo na Presidência deste Tribunal é desenvolver um trabalho profícuo, como fez o recente presidente desta Casa, o desembargador Luiz Carlos Figueirêdo". No final da sessão, o presidente cumprimentou a todos pelo sucesso da cerimônia de diplomação que aconteceu na última sexta-feira, no Classic Hall. O TRE de Pernambuco foi o primeiro do país a realizar a diplomação dos eleitos em outubro passado.

Veja também

Newsletter