Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

O TCE dita o ritmo e acelera as articulações na Assembleia Legislativa

Eduardo Porto, Álvaro Porto e Carlos PortoEduardo Porto, Álvaro Porto e Carlos Porto - Foto: Ivaldo Reges//Alepe/Divulgação

Depois da escolha do advogado Eduardo Porto, 41 anos, para substituir o pai, Carlos Porto, como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, e da decisão da deputada Débora Almeida (PSDB) de sair da disputa pela outra vaga, deixada pela também conselheira do Tribunal de Contas, a vice-presidente , Teresa Duere, a Assembleia Legislativa fervilha nas articulações pelo espaço.

O deputado Rodrigo Novaes (PSB) não tem perdido um segundo sequer, e abordado os pares em busca de votos. Tenta desmanchar a imagem formada por alguns, ainda quando era secretário de Turismo, de gestor inacessível e pouco hábil. Vale-se da retaguarda do presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), que na terça-feira (16/5) garantiu para o sobrinho 47 votos entre os 48 presentes. Houve apenas um em branco e uma abstenção (o deputado Gilmar Júnior, do PV, estava em Minas Gerais para receber um prêmio).

Mais discreto, o deputado Joaquim Lira (PV) desponta, nos bastidores, como o preferido agora da governadora Raquel Lyra (PSDB), obrigada a descartar o discurso de ser necessário preservar a vaga para uma mulher, uma vez que Débora Almeida declinou da candidatura. Lira garantiu ontem desconhecer esse apoio: "Se sou o candidato da governadora, ela não me avisou ainda", disse.

Os dois parecem correr soltos nesse pleito. O ex-deputado Tony Gel já admite retirar a candidatura; o deputado federal Guilherme Uchoa Júnior avalia as condições e, formalmente, os estaduais Kaio Maniçoba (PP) e Francismar Pontes (PSB) ainda estão no páreo. Eles têm até as 18h da próxima segunda-feira para oficializar o pedido.

Ainda na terça (16), a governadora assinou a nomeação de Eduardo Porto, como registrou em primeira mão o Blog Cenário,  que toma posse na manhã desta quarta-feira (17). Nesta quarta também Teresa Duere se despede do tribunal.

O voto secreto deixa o cenário ainda mais nebuloso. Não há alternativa mais consistente que aguardar os desdobramentos.

 

Longe de ser "O Estrangeiro"
A deputada Débora Almeida, que ontem divulgou uma carta ao povo pernambucano para explicar o porquê de não seguir na disputa pela vaga do TCE, recorreu ao protagonista de "O Estrangeiro" para justificar sua decisão: "Não quero ser indiferente a tudo". Na obra do escritor franco-argelino Albert Camus, uma das palavras mais usadas pela personagem é: “tanto faz”. No dia a dia o que a parlamentar deseja mesmo é ser a essência da publicação. Seguir sua missão e concretizar os sonhos para o futuro.

 

NO PONTO  Presidente da Frente Parlamentar dos Serviços, o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE) se reuniu com o relator da Reforma Tributária, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), em Brasília. Após o encontro, Coutinho afirmou que a pauta está "madura" para votação. Destacou ser necessário perder o medo de modificar o quadro tributário.

SEGURANÇA A prefeita do Recife em exercício, Isabella de Roldão, sanciona hoje o Protocolo Violeta. O projeto, de autoria das vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB) e Andreza Romero, cria uma rede de combate à importunação sexual contra a mulher em bares, restaurantes, hotéis e motéis.

POSSE  A vereadora Aline Mariano (PP) passa a reforçar na Câmara do Recife a base de apoio ao prefeito João Campos. Ela assumiu o cargo ontem e substitui a agora secretária-executiva de Direitos dos Animais, Andreza Romero (União Brasil).

 

Veja também

Newsletter