Oposição leva maioria das lideranças das comissões da Alepe para o biênio 2025-2026
Movimentações estratégicas e disputas marcaram eleições das principais comissões parlamentares
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) definiu ontem os novos presidentes e vice-presidentes de dez de suas comissões permanentes para o biênio 2025-2026. Com isso, 14 dos 18 colegiados já estão com suas direções estabelecidas, restando ainda as escolhas para Agricultura, Defesa do Consumidor, Ciência e Tecnologia, Redação Final e a Comissão de Ética — esta última com definição posterior, feita por meio de votação do plenário da Casa.
As eleições foram marcadas por movimentações políticas estratégicas em meio a questionamentos da base governista sobre a convocação para as reuniões, onde a oposição conseguiu a maioria dos cargos.
O trunfo oposicionista começou com a vitória nas três principais comissões definidas no último sábado (15): Justiça, Finanças e Administração Pública, presididas, respectivamente, pelos deputados Coronel Alberto Feitosa (PL), Antonio Coelho (União) e Waldemar Borges (PSB).
Principais definições
As decisões desta última terça não foram diferentes e a maioria das votações também favoreceram a oposição.
Além disso, uma mudança estrutural importante foi a fusão das áreas de Educação e Cultura com Esportes e Lazer, presidida agora por Renato Antunes (PL), com Waldemar Borges (PSB) de vice. Com a vaga sobrando, foi criada a Comissão da Pessoa com Deficiência e Atipicidades, presidida por Gilmar Júnior (PV), com Sileno Guedes (PSB) de vice.
A deputada Rosa Amorim (PT) foi eleita presidente da Comissão de Meio Ambiente, com Wanderson Florêncio (SD) como vice. Para o novo mandato, ela enfatizou a necessidade de debater cidades sustentáveis e a preservação dos recursos naturais.
Sileno Guedes (PSB) vai presidir a Comissão de Saúde, com Adalto Santos (PP) na vice.
O primeiro compromisso do grupo será uma audiência com a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, para apresentação do relatório quadrimestral da pasta.
Na Comissão de Assuntos Internacionais, o deputado Jarbas Filho (MDB) assumiu a presidência, tendo Doriel Barros (PT) como vice.
A Comissão de Segurança Pública será comandada pelo deputado Joel da Harpa (PL), com a Delegada Gleide Ângelo (PSB) na vice-presidência.
Leia Também
• Jarbas Filho é escolhido presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe
• Joel da Harpa é eleito para Comissão de Segurança Pública na Alepe
• Rosa Amorim vai comandar a Comissão de Meio Ambiente da Alepe
Disputa e reconduções
A eleição da Comissão de Cidadania foi uma das mais acirradas.
A atual presidente, Dani Portela (PSOL), e o deputado Pastor Júnior Tércio (PP) empataram na votação interna. Como critério de desempate, foi considerado o número de mandatos – ambos estão no primeiro.
No segundo critério, idade, Dani Portela levou a melhor, sendo reconduzida ao cargo. O adversário acabou eleito para a vice-presidência.
Outras reconduções ocorreram na Comissão de Desenvolvimento Econômico, que seguirá sob o comando de Mário Ricardo (Republicanos), agora com Cayo Albino (PSB) na vice, e na Comissão da Mulher, onde a Delegada Gleide Ângelo continuará na presidência, com Dani Portela assumindo a vice.
Comissões pendentes
As Comissões de Agricultura, Defesa do Consumidor, Ciência e Tecnologia e Redação Final não conseguiram quórum na primeira convocação e devem realizar suas eleições nesta quarta-feira (19), em segunda convocação, exigindo apenas a maioria absoluta dos titulares para definir seus comandos.
Com os colegiados definidos, a expectativa é que os trabalhos das comissões sejam iniciados já na próxima semana, com reuniões para discutir as primeiras pautas e requerimentos apresentados pelos parlamentares.



