Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Oposição volta a criticar programa Pacto Pela Vida

Silvio Costa Filho é líder da oposição na Assembleia Legislativa do EstadoSilvio Costa Filho é líder da oposição na Assembleia Legislativa do Estado - Henrique Genecy/Divulgaççao
As declarações do mentor do Pacto Pela Vida, José Luiz Ratton, criticando o programa, motivaram a oposição a tecer novas criticas ao Governo. Tanto o deputado Silvio Costa Filho (PRB) e o senador Armando Monteiro Neto (PTB) não pouparam o atual governo do Estado por conta do aumento dos índices de violência.

“Infelizmente, como destaca o professor Ratton, Pernambuco voltou a figurar entre os dez Estados mais violentos do País, de onde tinha saído em 2013. Em 2016, tivemos o pior resultado no número de homicídios desde 2008, registrando mais de 4 mil assassinatos”, destacou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Silvio destaca que no Nordeste estados como Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte conseguiram reduzir as taxas de homicídios, apesar de enfrentarem os efeitos da mesma crise econômica.

Leia também:
Danilo sai em defesa de Paulo Câmara e do Pacto Pela Vida

“O que falta é o governador puxar para si a responsabilidade e comandar uma ampla reformulação do programa, mas infelizmente, ele optou por terceirizar essa responsabilidade aos secretários da Defesa Social, Angelo Gioia, e do Planejamento, Márcio Stefani”, lamentou o deputado, acrescentando que os parlamentares da Bancada de Oposição estão à disposição do Estado e da sociedade pernambucana para contribuir para a reformulação do Pacto pela Vida.

O senador Armando Neto, também apontou que o principal problema do programa é a ausência do governador na gestão da segurança pública.

“Um dos principais idealizadores do Pacto pela Vida, José Luiz Ratton, confirma o que todo pernambucano já vem sentindo há muito tempo. O desmonte do programa Pacto Pela Vida não é causado pela crise econômica, como afirma o Governo de Pernambuco: o principal problema é a ausência do governador na gestão da segurança pública", afirma Armando Monteiro, fazendo referência a declarações concedidas por Luiz Ratton ao jornal Valor Econômico desta quarta-feira (25).

O senador critica ainda o fato de o investimento em segurança este ano, considerando a inflação, ser proporcionalmente menor do que o ano passado.

“Em Pernambuco, o ajuste fiscal tem sido feito com corte em áreas essenciais, e com sacrifício da população”, concluiu.      

Veja também

Newsletter