Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Paulo se reúne com bancadas legislativas

Encontro com estaduais detalhará ações.?Com federais, pedido para que pressionem governoEncontro com estaduais detalhará ações.?Com federais, pedido para que pressionem governo - Anderson Stevens
CAROL BRITO

O governador Paulo Câmara (PSB) buscará aliados no Legislativo para enfrentar os impactos das chuvas que atingem o Estado desde o último final de semana. A pauta emergencial vem sendo tratada como prioritária nos bastidores do Palácio das Princesas.

Hoje, o chefe do Executivo se reúne com a bancada governista da Assembleia Legislativa, às 18h - após visitar quatro cidades afetadas pela precipitação. Amanhã, será a vez das bancadas pernambucanas na Câmara e Senado serem recebidas pelo gestor.

A reunião da bancada estadual visa fortalecer o discurso do Governo do Estado entre os parlamentares, mostrando o que a gestão vem fazendo e os detalhes da operação de emergência estadual. Será apresentado um mapeamento da situação das cidades, o que foi feito pelo Executivo estadual para amenizar a situação e as obras estruturadoras, como a barragem de Serro Azul, que evitaram efeitos mais trágicos na Zona da Mata Sul. A iniciativa acaba municiando os governistas no enfrentamento com a oposição na Casa de José Mariano. Na sessão da última segunda-feira, houve bate-boca entre os parlamentares devido a cobrança da conclusão de barragens pela administração.

A sugestão para o encontro veio do líder do Governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB), durante reunião do secretariado, no mesmo dia.

Já o objetivo do encontro com os representantes do Congresso Nacional é tentar agilizar a liberação de recursos para a conclusão de quatro barragens na Mata Sul.

Atualmente, há uma emenda de R$ 160 milhões da bancada para a conclusão das obras da Adutora do Agreste que até o momento não foi liberada. "O encontro com a bancada é para discutir como podemos ajudar, pressionando e indo atrás de recursos. Essa crise é urgente e precisa de medidas urgentes", afirmou um dos coordenadores da bancada pernambucana na Câmara, Carlos Eduardo Cadoca (sem partido). Ontem, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, e o vice-governador Raul Henry (PMDB) se reuniram com representantes da bancada para tratar do encontro.

Veja também

Newsletter