PCR: Reforma administrativa passa em segunda discussão
O projeto de reforma administrativa da Prefeitura da Capital foi aprovado, na Câmara de Vereadores, em segunda discussão, na manhã desta quinta-feira (29). Por 27 votos a favor e dois contrários, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), conseguiu aprovar a proposta.
A matéria prevê a suspensão de nove das 24 secretarias do município, a extinção de três autarquias e transformação de quatro empresas públicas e sociedades de economia mista em autarquias. Agora, a matéria deve ser enviada ao prefeito para a sua sanção. Depois sancionar a lei o gestor deve anunciar os nomes dos secretários que irão compor a sua equipe de governo em um segundo mandato.
Na avaliação do líder do Governo na Casa, Gilberto Alves (PSD), a votação reflete o compromisso da Câmara com a proposta. "A gente tem que, sempre que puder, diminuir o custo da máquina. A máquina precisa, de na verdade, algo que ajude na construção da solução dos problemas da Cidade, a gente não pode pensar que um gesto como esse seja um gesto em contra a Cidade. Pelo contrário, é um gesto em favor do povo do Recife e a Câmara percebeu exatamente isso. Essa votação expressiva é exatamente a resposta que a Câmara dá, a importância que a Câmara percebeu desse gesto tão importante que a gente faz de fazer ainda mais sacrifício em favor da população da cidade do recife", avaliou.
Ao encaminhar a votação, o líder da oposição, Osmar Ricardo (PT), lembrou que a bancada já havia lutado contra a criação de secretarias e cargos pela gestão atual. “A gente vai continuar votando não. Apesar de o governo estar tentando enquadrar e enxugar a máquina da Prefeitura, durante todo um processo nós denunciamos aqui a criação de secretarias e cargos comissionados”, declarou o petista.


