Pedro Campos pede ao Governo de Pernambuco gratuidade no transporte público durante os dias do Enem
Deputado diz que muitos candidatos sofrem por não conseguirem se deslocar para os locais de prova
O deputado federal Pedro Campos (PSB cobrou ao Governo de Pernambuco a gratuidade no transporte público durante os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem nos domingos 9 e 16 deste mês.
O parlamentar enviou, nesta terça-feira (4), um ofício de caráter emergencial à governadora Raquel Lyra (PSD), solicitando que o Estado adote a medida para garantir que nenhum estudante deixe de fazer a prova por falta de condições de deslocamento.
“O Enem é um momento decisivo na vida de milhões de estudantes. É fundamental que o Estado garanta transporte gratuito nesses dias, para que nenhum pernambucano ou pernambucana deixe de sonhar com a universidade por falta de passagem”, afirmou o deputado, esclarecendo que essa será uma medida de impacto social para os mais de 300 mil inscritos para a seleção em Pernambuco.
A medida, segundo Pedro, já foi adotada em anos anteriores por diversos estados e municípios. “Muitos jovens vêm de famílias de baixa renda e moram longe dos locais de prova. A gratuidade no transporte é uma forma concreta de apoiar a educação e reduzir desigualdades”, complementou.
Leia Também
• Câmara do Recife aprova requerimento de Liana Cirne para permitir passe livre durante o ENEM
• Como se planejar para reta final do ENEM
• Enem: confira 5 dicas para manter o equilíbrio emocional para o exame
A União Nacional dos Estudantes (UNE) também corrobora com a pauta defendida por Campos. Em suas redes sociais, a União publicou um vídeo exigindo a implementação da tarifa zero para os transportes públicos para os dois dias do exame.
“Todo ano, milhares de estudantes enfrentam um obstáculo que vai além da prova: o preço da passagem.Pra muita gente, o custo do transporte é o que impede de chegar até o local do exame. Educação é um direito e nenhum estudante deve ficar de fora por falta de dinheiro pra passagem”, escreveu o perfil da UNE em suas redes.
*Com informações da assessoria



