Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Pernambuco no centro do debate da eleição da Câmara Federal

Deputado Silvio Costa é vice-líder de oposição na CâmaraDeputado Silvio Costa é vice-líder de oposição na Câmara -  Marcelo Camargo/Agência Brasil

A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, que ocorrerá no dia 2 de fevereiro, deve esquentar nos próximos dias e Pernambuco estará no centro do debate. Dois postulantes já marcaram visitas ao Estado para angariar votos: o atual presidente da Casa, que busca reeleição, Rodrigo Maia (DEM), e Rogério Rosso (PSD). O primeiro desembarcará na próxima sexta-feira (4) e conversará com a Bancada Federal. Já o segundo marcou uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB) na próxima segunda-feira (9), às 11h.

Outro candidato na disputa, André Figueiredo (PDT), também deve visitar o Estado. Ele é o único nome colocado pela Oposição. O deputado Jovair Arantes (PTB) também deve participar do pleito.

Pelos menos três deputados do Estado também estão no centro das articulações. O deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB) é relator do parecer que referendou a legalidade da reeleição de Rodrigo Maia – a oposição contesta a candidatura do democrata , pois, o artigo 57º da Constituição Federal veda a reeleição para presidentes do Legislativo dentro mesmo mandato parlamentar.

Já o deputado Silvio Costa (PTdoB) é um dos principais defensores da candidatura de André Figueiredo. O parlamentar pernambucano diz que já vem conversando com o pedetista e espera que ele consiga chegar ao segundo turno do pleito.

“Ele disse que garante 130 votos. É o suficiente para ir ao segundo turno”, disse Costa, que se queixou da posição de alguns deputados da oposição.

“Não entendo a posição de alguns companheiros. No PT, a informação é que votaria nele, mas Luciana (Santos) disse que ainda os partidos vão se decidir”, relatou.

Em conversa com a Folha de Pernambuco, a presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos, informou que a oposição ainda não decidiu a candidatura. Segundo ela, o seu partido irá se reunir com o PT, no dia 17, para decidir sobre a postulação. Ela também relatou que o PDT ainda vai definir o candidato. O Partido Democrático Trabalhista tem reunião marcada para o próximo dia 16 para decidir o futuro da sigla na eleição.

Veja também

Newsletter