Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Presidente do Iterpe participa de reunião com Incra e Compesa para discutir situação de barragem

Presidente do Iterpe, Henrque Queiroz; superintende do Incra, Givaldo Cavalcante e o presidente da Compesa,, Romildo PortoPresidente do Iterpe, Henrque Queiroz; superintende do Incra, Givaldo Cavalcante e o presidente da Compesa,, Romildo Porto - Foto: Divulgação

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, participou de uma reunião na manhã desta segunda-feira (12), com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Ficou decidida a criação de um grupo de trabalho para retomar os estudos técnicos da Barragem do Engenho Pereira.

Este grupo de trabalho vai ficar responsável por realizar levantamento sócio-ocupacional e regularização fundiária do Engenho Floresta, no qual, já residem cerca de 90 famílias de agricultores e agricultoras. A barragem começou a ser construída em 2013 e acabou sendo paralisada um ano depois

Engenho Pereira fica em Moreno, município da Região Matropolitana do Recife. Sua conclusão é considerada fundamental para conter enchentes do Rio Jaboatão e resolver o problema do abastecimento de água da cidade e em algumas localidades de Jaboatão dos Guararapes, também no Grande Recife. 

Até junho do ano passado, o Governo do Estado havia investido cerca R$ 50 milhões em desapropriações e serviços de terraplanagem. A barragem foi projetada para acumular 25 milhões de metros cúbicos de água.

Estiveram presentes à reunião, além do presidente do Iterpe, Cleodon Ricardo, gerente do Crédito Fundiário; Ivison Silva, gerente de Ações Fundiárias; o presidente da Compesa, Romildo Porto e o superintendente do Incra, Givaldo Cavalcante.

Veja também

Newsletter