Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba visita Palácio da Justiça
Desembargador João Benedito da Silva foi recebido pelo presidente do TJPE, Luiz Carlos Figueiredo
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva, visitou, na manhã desta segunda-feira (03), o Palácio da Justiça, no Recife. Acompanhado da esposa, a defensora pública Maria da Glória Oliveira, ele foi recebido pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos Figueiredo, e os desembargadores Alberto Virgínio e Eudes França.
“Não viemos com uma pauta, com uma demanda para discutir. Surgiram as questões e nós conversamos sobre coisas comuns aos dois tribunais”, disse o desembargador. Na conversa com Figueiredo, João Benedito falou sobre, entre outras coisas, a aplicação das tecnologias da informação e comunicação no Judiciário brasileiro para o aperfeiçoamento da movimentação e a celeridade nos processos.
“Estou pedindo a minha equipe que visite alguns tribunais, principalmente o TJPE, que conseguiram grandes feitos na área de fazenda pública e executivo fiscais, que é exatamente onde a gente tem maior dificuldade de celeridade processual, para que eles vejam quais meios e métodos estão sendo utilizados para conseguir abreviar a duração média desses processos”, afirmou.
O desembargador disse, ainda, que está investindo na Diretoria de Tecnologia do TJPB para que ela tenha os meios necessários para conseguir que os processos andem mais rápidos. “Isso precisa de contratos em B.I. (Business Intelligence) e de I.A. (Inteligência Artificial), essas coisas que a gente precisa para oxigenar a tecnologia e fazer com que ela caminhe mais depressa com esses meios que são utilizados pelos outros tribunais”, acrescentou.
Além da visita ao TJPE, a agenda de João Benedito no Recife inclui, no final da tarde de hoje, a posse dos desembargadores federais Fernando Braga Damasceno, Germana de Oliveira Moraes e Leonardo Henrique Cavalcante de Carvalho nos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-regional, respectivamente, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).



